Ações sócio comunitárias voltadas para as famílias e para os adolescentes junto à sociedade movimentaram as Unidades Regionais Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, nos últimos dias.
Nesta segunda-feira (30), três socioeducandos participaram de uma atividade comunitária e cultural, externa à Unidade de Internação, onde visitaram a exposição de arte itinerante “Um encontro no infinito” e na última sexta-feira (27), uma assembleia comunitária reuniu adolescentes, familiares e profissionais da rede de atendimento socioeducativo para refletir sobre o tema: “Fortalecer a Inclusão Social com o apoio da Rede”.
Exposição
Por meio do Projeto “Conhecer e Aprender” desenvolvido na Regional Sul do Iases com o objetivo de promover a inserção comunitária e estimular o conhecimento cultural, três jovens tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Um encontro no infinito”, apresentada em Cachoeiro de Itapemirim de forma itinerante, que integra o projeto “Estação MAES”, desenvolvido pelo Museu de Artes do Espírito Santo (MAES), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A exposição apresenta obras do artista Dionísio Del Santo e está percorrendo cidades do interior do Estado, e traz obras com desenhos e gravuras. Este foi o segundo grupo de adolescentes do Iases a visitar a exposição e, segundo a pedagoga intersetorial, Maria Lúcia de Oliveira Machado, as visitas culturais continuarão até o fim da mostra, prevista para o dia 24 de agosto.
Assembleia Comunitária
Já a 2ª Assembleia Comunitária, realizada na última sexta-feira (27) no Centro de Convivência e Inclusão Social (Convivis), que atende aos egressos e seus familiares da Regional Sul, trabalhou o tema: “Fortalecer a Inclusão Social com o apoio da Rede” e reuniu socioeducandos, familiares, socioeducadores e representantes de órgãos estaduais como Conselhos Tutelares, Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Ministério Público e Defensoria Pública, com o objetivo de discutir as necessidades e a inclusão dos jovens da rede comunitária após o cumprimento da medida socioeducativa.
A Assembleia Comunitária contou também com a participação do Núcleo de Abordagem Familiar e Comunitária do Iases, onde Maria das Graças Ferreiras apresentou o programa institucional voltado para as famílias e destacou a importância do acompanhamento e da contribuição familiar no processo socioeducativo e para a inserção social dos adolescentes na sociedade.
Para a diretora Intersetorial da Regional Sul, Ligia Marques Douto, o evento superou as expectativas, com a participação ativa de todos os presentes nas discussões sobre os desafios enfrentados pelos socioeducandos e suas famílias e ainda ao falar dos serviços que podem ser oferecidos como forma de evitar a reincidência dos adolescentes no ato infracional.
Já a pedagoga intersetorial, Maria Lúcia de Oliveira Machado, destacou que o encontro promoveu o conhecimento e a conscientização acerca da importância da inclusão social dos socioeducandos na rede comunitária. “O momento foi importante, pois oportunizou o diálogo e a criação de relações sociais para o fortalecimento da rede de atendimento aos adolescentes, aos egressos e suas famílias”, disse.
Regional Sul
A gestão da Unidade de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.
No mesmo município também está localizado o Centro de Conivência, coordenado pelo Icisec em parceria com o Iases, que tem como objetivo oferecer às famílias e aos egressos atendimentos técnicos e atividades que estimulem a inclusão social dos jovens. No local, famílias de jovens que cumprem medidas socioeducativas recebem atendimento de diversos profissionais, como assistentes sociais e psicólogos. O espaço também trabalha no sentido de oportunizar ao jovem e sua família o acesso a políticas sociais básicas, como saúde, educação, trabalho e habitação.
Informações à Imprensa:
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5453/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo