23/07/2012 11h01 - Atualizado em 01/07/2016 11h00

Regional Norte do Iases realiza ação de conscientização preventiva ao uso de drogas

A Unidade de Internação Provisória Regional Norte, do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, realizouna última sexta-feira (20) uma ação socioeducativa com palestras sobrea prevenção ao uso de drogas, assim como os efeitos e consequências.

Articulada pelo coordenador terapêutico, Carlos Pereira, e pelos psicólogos, Rodrigo Cézar, Dayane Trivillin e Jones Cavaglieri, a palestra contemplou 58 adolescentes da Unidade e teve como objetivo informar sobre os males que os entorpecentes causam no sistema neurológico, bem como as alterações emocionais e físicas, além dos prejuízos causados no convívio social. O eventopromoveu momento de conhecimento e debate, e os adolescentes puderam esclarecer as dúvidas acerca do tema.

Segundo o psicólogo Rodrigo Cézar, a ação visou conscientizar os socioeducandos, prevenindo o envolvimento com drogas e contribuindo para um futuro melhor de cada jovem. “O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Sendo assim, é nosso papel enquanto educadores sociaisfazer uma educação preventiva”, afirmou.

Para Jones Cavaglieri, psicólogo e palestrante, o assunto é de grande importância e o debate deve ser estimulado, uma vez que se trata de um problema recorrente dos jovens da atualidade. “O uso de drogas é hoje uma grande problemática social, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples, não só existem variados tipos de drogas, como também são diferentes os efeitos por elas produzidos, e a adolescência representa um momento especial no qual a droga exerce um forte atrativo”, disse.

Unidades Regionais Norte

A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por umcontrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard