O Projeto Gentileza gera Gentileza, desenvolvido com as socioeducandas que cumprem medidas na Unidade Feminina de Internação (UFI), está prestes a ganhar novos horizontes. Esta semana elas receberam a visita do vice-prefeito e secretário de Serviço Social do município de Vitória, Waguinho Ito, para apresentarem a proposta que trabalha com conceitos como cordialidade e gentileza, e o trabalho pedagógico desenvolvido na unidade visando a reinserção das jovens na sociedade.
Durante o encontro, ficou definida a possibilidade de ampliar o trabalho por meio da promoção de palestras ministradas pelas meninas em bairros da capital. Uma das adolescentes comentou com orgulho a visita do vice-prefeito. "Ficamos muito agradecidas com a presença e com a colaboração deles para que o nosso projeto venha a dar certo", comenta.
Além de apresentar e expor as ideias e objetivos do projeto, as adolescentes também cantaram o “Rap da Gentileza”, criado e composto dentro da Unidade por elas próprias. Diante do momento, Waguinho - que também atua como radialista em uma emissora de Vitória, finalizou o encontro convidando-as para uma visita em seu programa para que conhecessem o funcionamento de um estúdio.
O projeto
O Projeto Gentileza gera Gentileza é uma iniciativa desenvolvida pelo setor pedagógico da Unidade, que tem por objetivo estimular e sensibilizar as adolescentes para o uso das palavras de afeto e educação, como por exemplo “por favor”, “obrigado”, “desculpa”, entre outros.
A proposta é inspirada na história do profeta paulista, que por muitos anos residiu no Rio de Janeiro realizando registros peculiares nas ruas cariocas, Marcio José Andrade da Silva, mais conhecido como Profeta Gentileza. Há aproximadamente um mês, seis socioeducandas se reúnem durante a semana e discutem pontos essenciais para levar adiante o projeto.