Técnicos e agentes socioeducativos da Unidade Metropolitana do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizado no Xuri, em Vila Velha, estão concluindo, nesta semana, a Capacitação com Foco em Construção Coletiva. A formação foi realizada com o objetivo de integrar as equipes que atuam na unidade, construir coletivamente propostas de trabalho e preparar os profissionais e a unidade para receber os jovens da Unimetro, que estão, temporariamente, em uma unidade não ocupada da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
O encerramento contou com a participação do padre Xavier Paolilo e do representante da subsecretaria de Direitos Humanos, Lutz Rocha. Em seu discurso, Xavier falou sobre a importância de acreditar no outro para mudança de vida. “Vocês precisam acreditar que a mudança de vida é possível e ter consciência de que vocês fazem parte dessa transformação”, disse.
Para Lutz Rocha, a capacitação é uma forma de oportunizar o diálogo aberto entre os profissionais e a reflexão sobre a rotina da unidade. “Agentes e técnicos estão participando e colocando, de maneira sincera e aberta, seus questionamentos e suas sugestões para o retorno das atividades da Unimetro. O momento é realmente de construção coletiva”, afirmou.
De acordo com o gerente da Unidade, Alcides Felicio da Silva, a formação foi desenvolvida no sentido de criar, nos servidores, o sentimento de pertencimento e fortalecer o trabalho desenvolvido na unidade. “A reflexão precisa ser constante. Nós nos preparamos, em conjunto, para desenvolver um trabalho focado na construção coletiva, no planejamento e da segurança preventiva”.
Com relação à segurança, o gerente ressaltou que o assunto foi muito debatido dentro dos grupos de estudo. “Os profissionais de todas as áreas sabem que fazem parte da segurança da unidade no sentido de ter atenção e desenvolver a jornada pedagógica. Nossa proposta é trabalhar com foco na segurança preventiva a partir de uma jornada pedagógica organizada e de atividades que possam auxiliar a ressocialização dos jovens”.
Para o agente socioeducativo Milton Matos Santos Filho, que participou da formação, os profissionais tiveram oportunidade de falar suas experiências e expectativas. “A capacitação nos deu espaço de falar sobre nossas dificuldades e desafios no cotidiano da unidade. Acredito que nosso trabalho tem tudo para dar certo e que estamos unidos, apostando uns nos outros”.
Além da capacitação, profissionais que atuam na unidade visitaram o Rio Grande do Sul, em janeiro, em uma espécie de intercâmbio. O objetivo da viagem era buscar boas práticas e experiências positivas do atendimento socioeducativo do Estado para trazer para o Espírito Santo.
Outras ações
Outras ações também foram realizadas, pela gestão do Iases e pela diretoria técnica do instituto, para reestruturar o programa de atendimento da unidade. Uma nova jornada pedagógica foi estruturada, fortalecendo a escolarização, a realização de oficinas pedagógicas e a oferta de cursos profissionalizantes que irão oportunizar a inserção dos jovens com faixa etária entre 17 e 20 anos no mercado de trabalho.
Os espaços da Unimetro passaram por reformas estruturantes e também foram adquiridos os materiais necessários para o funcionamento da unidade e para os atendimentos técnicos realizados por diversos profissionais, como psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.
Também foi articulada, com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, uma parceria para os serviços de saúde, incluindo serviços de média complexidade e de pronto atendimento, dos jovens da unidade.
A formação dos recursos humanos, a reforma dos espaços e o reordenamento do programa político pedagógico da unidade eram requisitos para o retorno dos jovens para a unidade de Vila Velha e foram cumpridos em sua totalidade.
Atividades Pedagógicas
Os jovens da Unimetro receberam atendimentos técnicos e participaram de atividades pedagógicas durante todo o período em que estiveram na unidade da Sejus, em Linhares. Foram desenvolvidas oficinas de artesanato, conservação e limpeza, jardinagem e horta. As atividades foram escolhidas de modo a promover o aprendizado e trabalhar as habilidades dos socioeducandos. Os atendimentos técnicos foram realizados pelos assistentes sociais, psicólogos e pedagogos da própria unidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal