19/04/2012 11h36 - Atualizado em 01/07/2016 10h49

Profissionais do Ceará conhecem experiências do sistema socioeducativo capixaba

Cinco profissionais do Governo do Ceará estão no Espírito Santo nesta semana realizando reuniões e visitas técnicas para conhecer as experiências do sistema socioeducativo capixaba. O objetivo da visita, segundo os visitantes, é identificar ações voltadas, principalmente, para a profissionalização do socioeducando e do jovem egresso para elaboração do plano estadual de atendimento socioeducativo, das propostas pedagógicas e da inserção laboral do adolescente em conflito com a lei do Estado do Ceará.

Participam da visita ao Estado o gerente socioeducativo do Ceará, Francisco Weyds; o diretor do centro socioeducativo educacional, Abraão Pinheiro Filho; a gerente de projetos do Programa de Apoio as Reformas Sociais, Nagila Costa Araújo; a professora Francisca Rejane Andrade, especialista em políticas de educação profissional para a juventude e consultora individual do Programa de Apoio as Reformas Sociais; o sociólogo Frans Beno Gadilha, coordenador de profissionalização da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará; e a consultora Edna Souza.

Os profissionais chegaram ao Espírito Santo nesta quarta-feira (18) e foram recebidos no escritório central do Iases, em Vitória. Nesta quinta (19) e sexta-feira (20), eles realizarão visitas técnicas nas unidades da Grande Vitória. São elas: Unidade de Internação Metropolitana, em Xuri, Vila Velha; na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica-Sede; e no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica.

Na recepção – realizada pela diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, e pelo diretor técnico Leonardo Grobberio Pinheiro, que contou ainda com a participação da assessoria da presidência e da diretoria técnica do Iases, e das gerências de Inclusão Social e Pedagógicas – os visitantes conheceram todo o histórico do sistema socioeducativo capixaba, dados relativos ao atendimento e experiências voltadas para a educação, profissionalização e programa de egresso.

As apresentações foram realizadas pela diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, pelo gerente de Inclusão Social, Alexandre Tedesco, e pelo gerente pedagógico Rudge Vigato da Silva.

“É muito importante recebermos profissionais de outros Estados, pois também temos expectativas de aprender com vocês. O Governo do Espírito Santo tem investido muito nesta política, temos um Governador com muita sensibilidade e preocupação sistemática sobre o tema e estamos vivenciando uma sequência de investimentos e avanços no sistema graças a estas lideranças. Além de reestruturar todo o sistema, vejo a questão da socioeducação e da profissionalização como um eixo prioritário neste trabalho e venho referenciando o trabalho aliado à socioeducação como a estratégia que deve organizar a vida das pessoas. Não basta trabalharmos apenas a questão da geração de renda ou ocupação, trabalhamos estas experiências para, além disso, o trabalho dar sentido à vida destes adolescentes e jovens”, disse a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina.

Resultados do trabalho de 2011, desenvolvido pela Gerência de Inclusão Social do Iases em parceria com a Gerência Pedagógica, apontam que 62 cursos profissionalizantes foram realizados nas Unidades do Iases localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória, 540 socioeducandos foram certificados e 52 jovens egressos foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Atualmente, em todas as unidades são desenvolvidos cursos profissionalizantes que oportunizam as descobertas de aptidões, promovem a qualificação profissional e incentivam a busca pelo primeiro emprego, inclusive, oportunizando a inserção no mercado de trabalho ainda durante o cumprimento da medida socioeducativa ou quando inseridos no programa de egressos.

“Quero parabenizar o trabalho desenvolvido pelo Iases no Espírito Santo, pois com os resultados apresentados, demonstram que as ações estão sendo desenvolvidas em rede e é este um dos principais eixos da socioeducação”, disse a professora Francisca Rejane Andrade.

Programa de Egressos

Além dos projetos de capacitação e promoção de trabalho e renda realizados dentro das unidades de atendimento socioeducativo, o Iases também desenvolve o Programa de Egressos que visa promover a inclusão social de adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego, de estágio, vagas em cursos de qualificação profissional e junto à rede de políticas públicas de saúde e de assistência social.

Os empresários interessados em conhecer os programas do Iases podem entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social pelo telefone (27) 3132-1019 ou pelo e-mail gis@iases.es.gov.br.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard