Adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), realizaram nesta terça-feira (17), sua primeira apresentação teatral com a peça ‘Maria de todo jeito’. A apresentação foi realizada com sucesso e os adolescentes aplaudidos de pé pela platéia formada por convidados, familiares, servidores do Iases e outros adolescentes.
Dentre os convidados também estavam presentes a juíza da Vara da Infância e Juventude da Serra, Janete Pantaleão, o promotor de Justiça Cézar Ramaldes, do Grupo de Trabalho em Execução Penal (Getep), a promotora de Justiça, Andrea Teixeira de Souza, o defensor público Severino Ramos, além da representande do Conselho Tutelar de Vila Velha, Sonia Leal, e empresários parceiros como Sindicato dos Panificadores do Espírito Santo (Sindipães), Alpha Consultoria Alimentar, ArcelorMittal Tubarão, Padaria Celeiro do Pão e estudantes de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Esta foi a primeira apresentação do grupo de teatro formado no CSE. Os adolescentes encenaram o poema de cordel ‘Maria de todo jeito’, da autora Patativa do Assaré. Os adolescentes deram um tom de comédia para a história de um rapaz nordestino, filho de ‘Maria’, que procura uma mulher também chamada Maria para se casar. Nesta procura, ele enfrenta uma série de situações e ‘vive’ várias emoções em busca do seu sonho. A apresentação arrancou risos da platéia.
O coordenador intereducativo do CSE, Ricardo Rocha, disse que os adolescentes se prepararam muito para a apresentação e mostraram que têm talento. “Eles mostraram muito talento no palco. Demonstraram exemplos de superação, a maioria dos personagens são femininos e foram interpretados pelos meninos”, disse.
O assessor jurídico do Iases, André Luiz Lima, disse que os adolescentes demonstraram muito profissionalismo. “Foi uma apresentação maravilhosa. Os adolescentes demonstraram profissionalismo na apresentação, na produção da peça. Eles foram muitos profissionais”, disse.
A oficina de teatro é ministrada no CSE as segundas, terças e quartas-feiras, no período da manhã, pela professora Irene Sonegheti Moreira, que é aluna de sociologia da Ufes e integrante do Grupo ANIMA de teatro. A expectativa é de que o grupo continue ensaiando para que os adolescentes possam realizar apresentações externas e em teatros.
Na manhã desta terça-feira (17), antes da peça teatral, foi servido um café da manhã comemorativo aos convidados. Os bolos, biscoitos e pães estão sendo produzidos pelos socioeducandos, alunos do curso de padaria e confeitaria, realizado no Centro.
O Centro
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.
O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br