Dois ciclos de palestras educativas movimentaram os últimos dias dos adolescentes nas Unidades Regionais Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e também de familiares e jovens egressos que frequentam o Centro de Convivência dos Adolescentes Egressos e em cumprimento de medida socioeducativa, localizados em Cachoeiro de Itapemirim. Os temas trabalhados foram alimentação saudável e dependência química.
Nas Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Sul, o tema abordado com os adolescentes foi “Dependência Química: O prazer do uso das drogas”. A palestra foi ministrada pela psicóloga da Unidade, Mery Helen Buzatto, que falou sobre o uso das drogas e suas consequências.
Segundo a psicóloga, o assunto promoveu momentos de debate e reflexão entre os adolescentes. O tema estará em debate em outras palestras e atividades desenvolvidas ao longo da semana nas unidades, objetivando a cosncientização dos adolescentes. “Foi um momento importânte para a busca do conhecimento acerca das ações de combate e prevenção ao sudo de drogas”, disse.
A atividade faz parte de um projeto denominado “Circuito de Palestras” e terá continuidade no segundo semestre. O projeto surgiu através da necessidade de se promover ações de acesso a informações e ao conhecimento, de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva, por meio de palestras motivadoras e enriquecedoras para o crescimento cognitivo e pessoal de cada socioeducando.
“Esta ação irá contribuir para fortalecer vínculos entre os profissionais em prol da motivação dos socioeducando, promovendo através da discussão dos temas transversais, um resgate de valores e um crescimento pessoal de cada um”, afirmou a pedagoga intersetorial Maria Lúcia de Oliveira Machado.
Já a palestra sobre “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida” foi realizada no Centro de Convivência dos Adolescentes Egressos e em cumprimento de medida socioeducativa, e contemplou adolescentes egressos, familiares e a comunidade local.
Aproximadamente 27 participantes estiveram presentes no Centro de Convivência para ouvir a palestra da nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro de Itapemirim (Semdes), Thaís Guerra, que abordou a importância de uma alimentação saudável, não somente para o controle do peso mas como para a saúde e o bom funcionamento do corpo humano, e também sobre o aproveitamento integral dos alimentos, técnicas de preparo, cuidados e higienização de alimentos.
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de aprender a preparar receitas saudáveis. “A atividade teve como objetivo incentivar os familiares dos egressos e comunidade em geral a ter bons hábitos de alimentação e informar sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns tipos de alimentos preparados de forma inadequada”, disse a socioeducadora do Centro de Convivência, Gabriela Horta. Ao final, os participantes receberam certificados.
Regional Sul
A gestão da Unidade de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.
No mesmo município também está localizado o Centro de Conivência, coordenado pelo Icisec em parceria com o Iases, que tem como objetivo, oferecer às famílias e aos egressos atendimentos técnicos e atividades que estimulem a inclusão social dos jovens. No local, famílias de jovens que cumprem medidas socioeducativas recebem atendimento de diversos profissionais, como assistentes sociais e psicólogos. O espaço também trabalha no sentido de oportunizar ao jovem e sua família o acesso a políticas sociais básicas, como saúde, educação, trabalho e habitação.
Informações à Imprensa:Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo