Os socioeducandos da Unidade de Internação Provisória da Regional Sul do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, participaram de uma palestra sobre a convivência familiar neste final de semana. A ação, que reuniu pais e filhos, teve como objetivo trabalhar os vínculos familiares para fortalecer essas relações, essenciais no processo de ressocialização.
Com o tema “A importância da família na socioeducação e a importância do socioeducando na família”, a pedagoga intersetorial Maria Lúcia de Oliveira Machado promoveu momentos de reflexão sobre as relações familiares e sobre as funções deste grupo na vida do indivíduo.
Durante a ação foram levantadas, com os responsáveis e com os socioeducandos, as seguintes perguntas: “O que é família?”, “Qual a importância da família na vida do socioeducando?” e “Qual a importância do socioeducando na vida familiar?”.
A partir de diferentes conceitos sobre a temática, a pedagoga trouxe a discussão para a realidade dos socioeducandos. “A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto. Entretanto, esta convivência pode ser feliz ou insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. E a morada sobre o mesmo teto? Dependendo dessas fases contrastantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor ou um mero alojamento”, explicou a pedagoga.
A palestra também atuou no sentido de fortalecer o sentimento de pertencimentos dos participantes, ressaltando o papel de cada membro dentro da instituição familiar e pontuando influências negativas que podem destruir valores construídos entre pais e filhos.
“As palestras foram realizadas nos espaços de convivência e envolveram as famílias e socioeducandos, reacendendo sentimentos e construindo novas expectativas de valores e fortalecimento de vínculos”, concluiu Lúcia.
Unidades Regionais Sul
A gestão da Unidade de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal