13/09/2011 07h04 - Atualizado em 01/07/2016 10h16

Oficina de pipas incentiva o aprendizado da Matemática em Unidade Regional Norte do Iases

Lápis, borracha e caderno não são os únicos materiais escolares utilizados para o aprendizado da Matemática dentro das salas de aula da Unidade de Internação Provisória Regional Norte, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares. Uma oficina de pipas vem promovendo o conhecimento e os estudos de forma diferenciada e dinâmica.

A oficina de pipas “Aprendendo a voar” foi iniciada na semana passada e integra as disciplinas de Artes e Matemática, de uma forma lúdica e divertida, com o objetivo de promover a aprendizagem de conceitos geométricos nas situações do cotidiano.

Na última semana os adolescentes confeccionaram as pipas durante a oficina de artesanato, onde aprenderam também os conceitos geométricos para a construção dos brinquedos e, neste final de semana, tiveram uma aula diferenciada, ao ar livre, onde puderam aprender sobre altura, distância, velocidade do vento e também se divertir. Além disso, o projeto também culminou na realização de um concurso artístico, onde toda a comunidade socioeducativa da Unidade votou na pipa mais criativa.

“A pipa é um brinquedo simples, utilizado por várias crianças e adolescentes de todo o mundo. Ela foi inventada na China e pode nos levar a aprender vários conhecimentos artesanais e matemáticos. Além disso, a oficina de pipas também tem uma metodologia lúdica. As atividades buscam provocar uma ‘modificação’ em alguns processos pedagógicos para incentivar o aprendizado da Matemática e, também, proporcionar a interatividade entre os educadores sociais, professores e adolescentes. Além disso, visa a resgatar lembranças e ações da infância, que por algum motivo ficaram esquecidas e levaram o adolescente ao ato infracional”, disse o pedagogo Jefferson Rodrigues.

Unidades Regionais Norte

As Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas gradativamente. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard