Os adolescentes da Unidade de Internação Provisória Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, estão envolvidos no projeto “Arte pela Paz”, uma oficina pedagógica e artística inspirada no trabalho artista brasileiro Romero Brito.
As releituras produzidas pelos adolescentes do Iases misturam as técnicas da arte “neopop”, com pinturas coloridas e chapadas com contorno preto, marca registrada de Romero Brito, e ainda ganharam um toque especial com aplicações de materiais artesanais como miçangas e lantejoulas, que estão deixando as obras dos socioeducandos ainda mais bonitas.
O projeto "Arte Pela Paz" foi elaborado durante as aulas de artes, desenvolvidas pela professora Andreia Marin, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, a criatividade e o senso crítico dos alunos, para que tenham habilidades para analisar obras e peças de arte, e assim fazer autocríticas, releituras e trabalhos de própria autoria que demonstrem significados e leituras artísticas.
“A releitura de obras faz com que os adolescentes entrem em contato com o universo da arte de forma participativa, pois têm a oportunidade de apreciarem e terem informações sobre determinadas obras e artistas. Ao reproduzir uma obra, o adolescente desenvolve habilidades como percepção, imaginação e amplia seu universo cultural. As artes visuais estão presentes na vida. Ao desenhar ou pintar, a pessoa expressa suas interpretações e impressões sobre o mundo”, disse a professora Andreia Marin.
De acordo com a pedagoga intersetorial Maria Lúcia de Oliveira Machado, as oficinas de arte têm um grande significado no processo socioeducativo e educacional realizado com os adolescentes em conflito com a lei, pois estimulam várias habilidades, e contribuem para a formação de conhecimento de uma forma dinâmica e atrativa.
“Cada pessoa, de acordo com seus conhecimentos e seu modo de vida, interpreta um objeto artístico de forma diferente. As artes visuais são linguagens e, portanto, uma das formas mais importantes de expressão e comunicação humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação de um modo geral”, disse pedagoga do espaço pedagógico Andrea Cabral.
Após a conclusão dos trabalhos na oficina, as obras serão expostas no Espaço Pedagógico da Unidade em Cachoeiro de Itapemirim, para visitação de outros adolescentes, socioeducadores, familiares e visitantes. “Essa exposição significa a valorização do trabalho do professor, e ainda dá a oportunidade do adolescente exteriorizar seus pensamentos, aumentando sua autoestima”, disse a professora Andreia Marin.
Unidades Regionais Sul
A gestão da Unidade de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5453 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br