25/05/2012 14h23 - Atualizado em 01/07/2016 10h57

Obras do artista Romero Brito inspiram oficina “Arte pela Paz” na Regional Sul do Iases

Os adolescentes da Unidade de Internação Provisória Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, estão envolvidos no projeto “Arte pela Paz”, uma oficina pedagógica e artística inspirada no trabalho artista brasileiro Romero Brito.

As releituras produzidas pelos adolescentes do Iases misturam as técnicas da arte “neopop”, com pinturas coloridas e chapadas com contorno preto, marca registrada de Romero Brito, e ainda ganharam um toque especial com aplicações de materiais artesanais como miçangas e lantejoulas, que estão deixando as obras dos socioeducandos ainda mais bonitas.

O projeto "Arte Pela Paz" foi elaborado durante as aulas de artes, desenvolvidas pela professora Andreia Marin, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, a criatividade e o senso crítico dos alunos, para que tenham habilidades para analisar obras e peças de arte, e assim fazer autocríticas, releituras e trabalhos de própria autoria que demonstrem significados e leituras artísticas.

“A releitura de obras faz com que os adolescentes entrem em contato com o universo da arte de forma participativa, pois têm a oportunidade de apreciarem e terem informações sobre determinadas obras e artistas. Ao reproduzir uma obra, o adolescente desenvolve habilidades como percepção, imaginação e amplia seu universo cultural. As artes visuais estão presentes na vida. Ao desenhar ou pintar, a pessoa expressa suas interpretações e impressões sobre o mundo”, disse a professora Andreia Marin.

De acordo com a pedagoga intersetorial Maria Lúcia de Oliveira Machado, as oficinas de arte têm um grande significado no processo socioeducativo e educacional realizado com os adolescentes em conflito com a lei, pois estimulam várias habilidades, e contribuem para a formação de conhecimento de uma forma dinâmica e atrativa.

“Cada pessoa, de acordo com seus conhecimentos e seu modo de vida, interpreta um objeto artístico de forma diferente. As artes visuais são linguagens e, portanto, uma das formas mais importantes de expressão e comunicação humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação de um modo geral”, disse pedagoga do espaço pedagógico Andrea Cabral.

Após a conclusão dos trabalhos na oficina, as obras serão expostas no Espaço Pedagógico da Unidade em Cachoeiro de Itapemirim, para visitação de outros adolescentes, socioeducadores, familiares e visitantes. “Essa exposição significa a valorização do trabalho do professor, e ainda dá a oportunidade do adolescente exteriorizar seus pensamentos, aumentando sua autoestima”, disse a professora Andreia Marin.

Unidades Regionais Sul

A gestão da Unidade de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5453 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard