Está montada no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, a primeira Mostra de Arte Alternativa. A exposição reúne expressões artísticas da cultura capixaba, como o congo, da cultura afro e do hip-hop, representadas pelas pinturas dos adolescentes.
A abertura da Mostra de Arte foi realizada nessa segunda-feira (16) e continua nesta terça-feira (17).
Vários familiares dos adolescentes prestigiaram a abertura da mostra que surpreendeu a todos pela beleza e pela riqueza de detalhes artísticos, históricos e culturais. Dentre as obras de arte estão expressões culturais do congo, da cultura afro, do hip-hop através do grafite, dentre outras.
Para a subgerente do Iases, Carla Campos, os socioeducandos mostram um conteúdo cuidadoso e verdadeiro, representando a arte como ela é. “A plenitude e desenvoltura dos adolescentes é impressionante, pois mostra o cuidado com os elementos da arte local e como ela foi trabalhada. A exposição está linda e mostra a importância da educação completa”, disse.
De acordo com a professora de artes, Geisa Katiane da Silva, o objetivo da exposição foi promover o conhecimento e estimular o gosto dos socioeducandos pela arte. Ao todo, 40 adolescentes trabalharam nas produções durante dois meses e tiveram a oportunidade também de estudar acerca da cultura dos afrodescendentes, sobre a história da arte, das características culturais e artísticas do Espírito Santo, além de aprenderem técnicas de pintura e grafitagem.
A exposição “Arte Alternativa” tem quinze telas de pintura, nove máscaras de congo, três obras de arte conceitual sobre expressões históricas e seis grandes paineis da arte do grafite. Todas as produções foram confeccionadas pelos adolescentes e têm legendas explicativas acerca dos conceitos, sentidos e processo de produção de cada arte.
CSE
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada.
O programa de atendimento tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5451 / 3636.5484 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br