Profissionais do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) participaram na manhã desta segunda-feira (30), de um seminário promovido pelo Conselho Regional de Psicologia 16ª Região/ES, através do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP, que debateu o tema: “A contribuição da Psicologia no âmbito das Medidas Socioeducativas em Unidades de Internação”.
O objetivo do encontro foi o de promover a entrega de um documento coletivo das referências técnicas para uma competente atuação profissional nas políticas públicas das medidas socioeducativas em unidades de internação, além de ser uma rica oportunidade para a troca de experiências e para a construção de novos saberes e ações dos profissionais de psicologia na área.
O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SEMCID), Casa do Cidadão, em Vitória, e foi aberto pelo secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, pela diretora presidente do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), Silvana Gallina, e pela presidente do CRP 16ª Região-ES, Andréa dos Santos Nascimento.
O secretário Ângelo Roncalli, parabenizou a organização do evento em promover o debate sobre o tema e destacou a importância da atuação dos profissionais de psicologia no atendimento de adolescentes e também de adultos privados de liberdade.
“Estou muito feliz em abrir esta discussão, pois há algum tempo atrás o preso e esses adolescentes eram vistos como a parte ‘escondida’ da sociedade e atualmente, temos que pensar que trabalhar com estas pessoas não é só cuidar da segurança e sim oferecer bases profissionais para dar condições para que eles retornem para sociedade como cidadãos constituídos. Por isso cada vez mais a Sejus está tentando aumentar e especializar o quadro de profissionais desta área que é de tanta importância no atendimento das pessoas privadas de liberdade”, disse o secretário.
A diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, destacou a importância da referência técnica dos profissionais, psicólogos, na rede de atendimento socioeducativo. “Este é um material com muito conteúdo e também muito desafiador. Traz referências técnicas em concordância com o Estatuto da Criança e do Adolescente e também com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) que devem nortear a atuação dos psicólogos nas unidades junto a outros profissionais como o advogado, o pedagogo e o assistente social, fundamentais para o processo de trabalho nas unidades com os adolescentes e seus familiares. Além disso, este documento é fundamental para qualificar a prática profissional”, disse.
Silvana Gallina sinalizou ainda o interesse em promover um seminário interno com os psicólogos sobre o tema. “A ideia é apresentar e debater o documento de âmbito nacional com os profissionais que hoje atuam nas Unidades, nos programas de atendimento e também no setor de recursos humanos em prol da qualidade do atendimento socioeducativo”, disse.
Durante o evento os profissionais participaram de uma apresentação sobre a referência técnica do “Psicólogo no ES e as medidas socioeducativas em Unidades de Internação”, de uma conferência sobre “Exclusão, processos de subjetivação e instituições sociais” e uma mesa redonda com o tema “Atenção à criança e ao adolescente em conflito com a lei: discutindo as políticas”.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br