Dois socioeducandos da Unidade de Internação Regional Sul, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), finalizaram o primeiro módulo do curso de Mecânico de Manutenção em Motocicletas e iniciaram as atividades práticas da aprendizagem, na última semana.
Eles estão tendo a oportunidade de realizar o curso na escola do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), de Cachoeiro de Itapemirim. O primeiro módulo do curso, com aulas teóricas e em sala de aula, correspondeu a uma carga horária de 60 horas. A capacitação completa terá uma carga horária de 300 horas e é dividida em três módulos: Básico, Introdutório e Específico.
Segundo o professor e instrutor do Senai, José Rogério Rozaes, a conclusão do primeiro módulo da profissionalização já pode representar uma chance de emprego. “A oportunidade no mercado de trabalho existe e já no término deste primeiro módulo básico tem empresas solicitando mão de obra qualificada”, disse. O professor acrescentou ainda que, a maior parte da formação depende do aluno, seu esforço e interesse e que os jovens do Iases tem se demonstrado bastante participativos.
Fruto de uma parceria do Iases com o Senai de Cachoeiro de Itapemirim, a profissionalização dos adolescentes tem como objetivo contribuir para o crescimento pessoal de cada um dos socioeducandos, além de oportunizar o aprendizado e a vivência de situações semelhantes às que enfrentarão na vida profissional, e capacitá-los para inclusão no mercado de trabalho. “Esta ação visa à formação de futuros profissionais nas áreas de cursos técnicos e a inserção no mercado de trabalho”, completou a pedagoga Maria Lúcia de Oliveira Machado.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5453/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo