Um intercâmbio entre Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) integrou adolescentes e funcionários do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, e da Unidade de Internação Regional Norte, em Linhares, nesta quinta-feira (07).
Um grupo de aproximadamente 20 pessoas, dentre eles adolescentes e socioeducadores da Unidade Regional Norte do Iases, vieram para a Grande Vitória visitar o Centro Socioeducativo de Cariacica, com o objetivo de promover a troca de experiências e de vivência entre os socioeducandos e também entre as equipes de funcionários.
O Centro Socioeducativo do Iases já está em funcionamento há mais de dois anos e é considerada uma unidade de referência para o atendimento socioeducativo. A gestão do local é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre o Governo do Espírito Santo e a Organização Social, que aplica o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC) no local.
O MPC é uma metodologia de atendimento socioeducativo diferenciada onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, seguidas em cada alojamento, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer. O Modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Já a Unidade de Internação Regional Norte do Iases, localizada em Linhares, está sendo ocupada de forma gradativa e também segue o mesmo modelo de gestão e de atendimento aplicado no CSE.
Durante a atividade de intercâmbio entre as Unidades, nesta quinta-feira (07), os adolescentes e as equipes puderam trocar experiências, fazer visitas aos espaços físicos do CSE e ainda conhecer as características dos programas e projetos do MPC desenvolvidos no Centro Socioeducativo. Os adolescentes visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer a atuação do Grêmio Estudantil do CSE, para em breve, implantar um grupo na Unidade de Linhares.
“Foi um momento muito interessante para a troca de experiência entre os adolescentes e também entre as equipes. Os adolescentes que estão na Unidade de Linhares se demonstraram bem interessados em montar um Grêmio Estudantil no local para representar todos os demais socioeducandos durante o processo socioeducativo”, disse Tiago Bagne, coordenador intereducativo do CSE.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br