A integração entre as equipes de agentes socioeducativos marcou mais um ciclo de capacitação realizado na Unidade de Internação Provisória Regional Norte, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, nesta semana.
De acordo com a gerente da Unidade, Silvany Caldeira, este encontro teve um diferencial, pois trabalhou a integração e a motivação das equipes de agentes socioeducativos de forma inédita: alguns dos profissionais da Unidade foram protagonistas e atuaram na confecção de materiais para a formação e preparação de dinâmicas de grupo.
O agente Marconi Pereira, por exemplo, realizou uma dinâmica que promoveu momentos de reflexão. “Os comandos eram dados ao grupo e estes deveriam ser realizados por todos os participantes ao mesmo tempo. Esta sincronia foi trabalhada de acordo com o trabalho com a socioeducação, toda a equipe deve estar no mesmo compasso, no mesmo tempo, pois o trabalho socioeducativo é realizado de forma coletiva, com junção de ideias e de ações em prol de um único objetivo: a socioeducação dos adolescentes que aqui estão”, disse Silvany.
Já os agentes socioeducativos Bruno Souza e Jean Pierre contribuíram na formação com a discussão de temas acerca do trabalho operacional desenvolvido na unidade. “Foi muito interessante ver como os agentes socioeducativos se sentiram valorizados apresentando o tema com tanta propriedade aos colegas”, observou Silvany.
O ciclo de capacitação está sendo realizado de forma trimestral e tem como objetivo, motivar as equipes, trabalhar o grupo, avaliar ações e aprimorar a qualidade do trabalho.
“O grupo demonstra gostar muito desses espaços de discussão e tem trazido propostas de novos temas de trabalho. Isso demonstra que são profissionais dispostos a fazerem socioeducação de qualidade. Demonstra que estes profissionais são verdadeiros agentes de mudança e de transformação”, disse Silvany.
Unidades Regionais Norte
A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br