O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), por meio do Escritório Regional Norte, realizou nessa quarta-feira (07), uma reunião de articulação com a rede educacional de Linhares com o objetivo de garantir e promover ações de educação para os socioeducandos das unidades regionais norte do Instituto, localizadas no município.
A reunião ampliada contou com a participação da pedagoga do Escritório Regional Norte, Gracielly de Fátima Silva; dos representantes da escola estadual de ensino fundamental e médio Bartouvino Costa, o diretor Aurimar Bianchi Júnior e a secretária escolar Graciosa Charilli; e da educadora Edna Marçal, da escola estadual de ensino fundamental e médio Baixo Quartel.
“O fortalecimento da rede de atendimento de educação do município de Linhares vem, de fato, garantir ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa a sua inclusão social por meio da educação, e, assim, podemos transformá-los em sujeitos de diretos e deveres”, disse a gerente do Escritório Regional Norte, Maria Candida Bromati.
A escolarização é realizada em todas as unidades de internação e de internação provisória do Iases, inclusive as regionais Norte e Sul, localizadas em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente. Cerca de 160 profissionais da Sedu formam o corpo de professores que atua nas unidades. A escolarização é realizada no formato de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Regional Norte
O Escritório Regional do Iases localizado em Linhares é a referência de gestão e articulação da rede interinstitucional socioeducativa na Região Norte. No município estão localizadas as Unidades de Internação Provisória e de Internação da Regional Norte, que estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tels. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br