O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), por meio da Gerência de Inclusão Social, realizou na última sexta-feira (16), uma reunião de apoio ao egresso, onde três jovens que recentemente se desligaram do processo socioeducativo, receberam orientação acerca do programa de inclusão social e encaminhamento ao emprego.
De acordo com a Gerência de Inclusão Social, o encontro teve como objetivo atender aos adolescentes egressos e realizar uma verificação de documentos necessários para o encaminhamento profissional junto à rede de parceiros do Iases. Além disso, os adolescentes também preencheram formulários de cadastros do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e a partir de agora, os três jovens já integram o banco de dados do local.
“Os adolescentes puderam dar o primeiro passo em busca de um novo futuro. Esta ação é uma diretriz importante do programa de egressos que visa à inclusão do jovem no mercado de trabalho. O resultado deste encontro foi muito interessante, pois os adolescentes puderam pontuar questões individuais, destacando suas aptidões e interesses de acordo com as capacitações realizadas nas Unidades e ainda destacaram como as ações de escolarização e profissionalização estão sendo importantes para o futuro deles”, disse o coordenador de Inclusão Social, Marcos Tito.
Inclusão Social
Além do programa de egressos, a gerência de Inclusão Social do Iases também é responsável pela coordenação dos cursos profissionalizantes oferecidos nas Unidades de atendimento socioeducativo.
Atualmente em todas as Unidades do Iases os socioeducandos participam de uma jornada pedagógica que inclui escolarização formal realizada dentro das escolas das Unidades em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu); oficinas pedagógicas de artesanato, música, etc; cursos profissionalizantes; e também têm acesso à assistência em saúde, assistência sócio familiar, sócio comunitária, assistência religiosa; atividades de esporte, cultura e lazer.
Além da parceria com a Sedu na escolarização, onde todos os adolescentes estão inseridos na escola, para a profissionalização o Iases está com uma rede de parceiros e instituições que atuam com profissionais dentro das Unidades.
São eles:
- CIEE: Centro de Integração Empresa Escola
- Arcelor Mittal Tubarão
- Fundação Dadalto
- Secretaria de Ação de Ação Social do Estado do Espírito Santo (SETADES)
- Secretaria Estadual de Trabalho, por meio do Sine de Cariacica
- Sindipães – Sindicato da Indústria de panificação e Confeitaria do Espírito Santo.
- AIPÃES – Associação de Panificação do Espírito Santo
- FINDES
- SENAI
- SENAC
- Padarias
- Casp Carvoaria
- We centro Automotivo
- Flex Pneus e Rodas
- Restaurante Bufe Paladar
- Padaria Art Pão.
Nas Unidades da Grande Vitória, especificamente, na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), localizada em Cariacica-Sede, e na Unidade de Internação Metropolitana, localizada em Xuri, Vila Velha, estão sendo realizados cursos profissionalizantes da Elétrica Predial, NR 10, Solda e Eletrodo Revestido e Informática. Para os próximos dias há previsão de início de cursos de pintor industrial.
De acordo com informações da Gerência de Inclusão Social, dentre os meses de julho e agosto, foram ministrados nestas duas Unidades dois cursos profissionalizantes que tiveram duração de 160 horas e outros seis com duração de 80 horas, totalizando 139 socioeducandos inscritos e capacitados. São eles: Curso de Barbeiro; Telemarketing; Serigrafia; Beleza e Estética; Informática; Panificação e Confeitaria; Elétrica Predial; Solda e eletrodo revestido.
Já no Centro Socioeducativo do IASES, localizado em Tucum, Cariacica, durante o ano de 2011, 185 adolescentes realizaram cursos profissionalizantesde Cozinheiro Básico I, Padeiro, Informática, Artesão, Repositor de Mercadoria, Elétrica e Instalação Hidráulica. Estes cursos são realizados de forma permanente na Unidade, para contemplar todos os adolescentes priorizando as aptidões.
Os cursos profissionalizantes realizados no CSE também têm favorecido que adolescentes ainda internos, sejam inseridos no mercado de trabalho. Atualmente, 31 dos 80 socioeducandos da Unidade já se encontram inseridos no mercado de trabalho com carteira assinada nos ramos de padaria, cozinhas industriais, oficinas mecânicas, dentre outros.
Além do investimento da inclusão social dentro das Unidades, o Iases também possui um programa de Inclusão Social que atende a todas as Unidades. Atualmente, 19 empresas privadas estão cadastradas como parceiras da Instituição e recebem adolescentes egressos. Neste ano, 30 adolescentes das Unidades da Grande Vitória já foram inseridos no programa de egressos e estão trabalhando.
Dentre as empresas e instituições parceiras do Programa de Egressos estão:
- Floricultura Jardins
- Persona recrutamento e seleção
- Levantina de granitos
- Uniglória – Associação dos lojistas do polo de moda da Glória, Vila Velha
- Carone supermercados
- Marca ambiental LTDA
- Clorophilla;
- Hospital São Camilo – Aracruz
- Supermercado Economia;
- Construtora Épura
- Casa de pães, Vitória
- Panificadora portuguesa, Vila Velha
- Fitness – fight academia, Vitória
- ZINCAR - REFORMAS DE CARROS E RODÍZIOS LTDA
- Bravamar- Serviços marítimos LTDA
- Enflora serviços florestais LTDA (Aracruz)
- HIDRO DINÂMICA LTDA ME
- PADARIA EBENEZER . Vila Velha ES
- Sindipães – Sindicato da Indústria de panificação e Confeitaria do Espírito Santo.
- AIPÃES – Associação de Panificação do Espírito Santo
Nas Unidades Regionais Norte e Sul, localizadas em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, os adolescentes também estão inseridos na escolarização realizada em parceria com a Sedu através das superintendências regionais. As Unidades estão sendo ocupadas de forma gradativa, mas as jornadas pedagógicas já incluem desenvolvimento de oficinas pedagógicas e cursos profissionalizantes como o de elétrica predial e informática, desenvolvidos na Regional Sul, e de pintor, padeiro, jardinagem, paisagismo, informática, desenvolvidos na Regional Norte.
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida