O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese) e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), realizam nesta sexta-feira (13), o I Seminário Estadual do Projeto ‘Adolescência sem Grades – Niñez Sin Rejas’.
O evento acontece das 8 às 17 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), localizado no edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória.
O seminário terá como tema central: ‘O Sistema de Garantia de Direitos na Perspectiva de Inclusão Social e Comunitária dos adolescentes em conflito com a lei’, que será apresentado por João Batista Saraiva, juiz titular do Juizado Regional da Infância e Juventude de Santo Ângelo (RS), conferencista internacional e consultor do Unicef de Angola.
Também participam das mesas de palestras a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, que apresentará o tema: ‘Perspectiva no atendimento socioeducativo no Espírito Santo’; o diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón que falará sobre ‘Uma prática inovadora para a inclusão social na execução das medidas socioeducativas’ e a psicanalista da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV), Darlene Vianna Gaudio Ângelo, com o tema: ‘A segregação na adolescência: causas e conseqüências na sociedade’.
O objetivo do encontro é proporcionar uma oportunidade para troca de experiências e intercâmbio entre os atores da rede socioeducativa e o Judiciário para que haja o fortalecimento da Política de Atendimento Socioeducativo na perspectiva dos Direitos Humanos.
O projeto ‘Adolescência Sem Grades – Niñez Sin Rejas’ é realizado no Brasil pelo Inbradese e no Espírito Santo, conta com o apoio do Iases e da Acadis. As ações do Instituto são coordenadas e apoiadas pela Oficina Internacional Católica da Infância (Bice), mundialmente conhecida por ter participado da elaboração da Convenção Internacional dos Direitos da Criança na década de 1980 e também fazer parte da Organização das Nações Unidas (ONU).
Programação:
8 horas: Recepção
8h30: Abertura
9h30: Palestra: “Perspectiva no atendimento socioeducativo no Espírito Santo”, pela presidente do Iases, Silvana Gallina
10 horas: Apresentação do Projeto “Ninez Sin Rejas”, pela coordenadora do Inbradese Edna Souza
10h30: Palestra: “Sistema de garantia de direitos na perspectiva de Inclusão Social e Comunitária dos Adolescentes em Conflito com a Lei”, com o juiz João Batista Saraiva, titular do Juizado Regional da Infância e Juventude de Santo Angelo (RS), conferencista internacional e consultor da Unicef de Angola.
11h30: Debate – Convidados: Patrícia Calmon Rangel, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio a Infância e Juventude do Ministério Público Estadual; Fábio Ribeiro Bittencourt, defensor público estadual; Janete Pantaleão, Juiza da 2ª Vara da Infância e Juventude da Serra; Joanna Augusta Tavares Feu Rosa, juiza substituta em exercício na Vara da Infância e Juventude de Vitória.
12h30: Almoço (livre)
14 horas: Palestra: “Uma prática inovadora para a inclusão social na execução das medidas socioeducativas”, com o diretor executivo da Inbradese, Gerardo Mondragón.
15h30: Esclarecimentos
16 horas: Palestra: “A segregação na adolescência: causas e consequências na sociedade”, com a psicanalista Darlene Vianna Gaudio Angelo, da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vtória (ELPV)
17 horas: Encerramento
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br