O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), por meio do Escritório Regional Sul, participou na última semana, do I Fórum do entorno do Caparaó, realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Guaçuí, com o tema “Violência e Violação de Direitos”.
Foram dois dias de encontro, realizados na quinta (25) e sexta-feira (26), onde profissionais das mais diversas áreas de especialidades ligadas à segurança, assistência social, atendimento socioeducativo, dentre outras, discutiram as questões de violência na região em nível conceitual, estrutural e conjuntural.
Participaram do evento representando o Iases, o diretor técnico Roberto Antônio Beling Neto; a subgerente de Meio Aberto, Aurelina Neto de Jesus; a gerente do Escritório Regional Sul, Cláudia Giuliatti; a equipe técnica do Escritório; também profissionais que atuam nas Unidades Regionais Sul, localizadas em Cachoeiro de Itapemirim. Socioeducadores do Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), organização social que atua nas Unidades Regionais Sul através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases também estiveram presentes ao evento.
Para as profissionais do Escritório Regional Sul, a participação do Iases no evento foi muito importante para o aprofundamento do debate sobre questões ligadas a situações de violência contra crianças e adolescentes, sobre atos infracionais e medidas socioeducativas.
Além da participação dos profissionais do Iases nas palestras e nas mesas de debate, durante o encontro, também foi montada uma exposição com trabalhos manuais realizados pelos adolescentes das Unidades Regionais Sul.
Regional Sul
O escritório regional do Iases está localizado em Cachoeiro de Itapemirim é a referência de gestão e articulação da rede interinstitucional socioeducativa na Região Sul. Em Cachoeiro de Itapemirim, também estão localizadas as Unidades de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, que estão sendo ocupadas de forma gradativa.
A gestão do local é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a organização social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), através de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseando no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida