05/08/2011 11h40 - Atualizado em 01/07/2016 10h15

Iases participa de apresentação de Programa de Convivência Familiar e Comunitária

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) participou nesta quinta-feira (04), da apresentação do Programa de Atendimento Integral de Convivência Familiar e Comunitária da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização social que atua em Unidades de atendimento ao adolescente em conflito com a lei do Governo, através de contratos de gestão compartilhada.

O objetivo do programa é implementar e sistematizar as ações voltadas para os familiares dos socioeducandos que se encontram nas Unidades do Iases onde a Acadis atua: o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, e as duas Unidades Regionais Norte, em Linhares, bem como atender aos egressos do sistema e seus familiares.

A apresentação do programa foi realizada pelo diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón, e pela assessora técnica Edna Souza. Além de representantes da Acadis, também estavam presentes no evento a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, o diretor técnico Roberto Antônio Beling Neto, a chefe do Núcleo de Abordagem Familiar e Comunitária, Maria das Graças Ferreira, outras representações gerenciais e técnicas do Instituto, além de integrantes da Defensoria Pública; Polícia Militar, socioeducadores interessados no tema e familiares de adolescentes.

O evento celebrou ainda, a inauguração da Casa da Família da Acadis, localizada em Vitória, espaço destinado à integração sócio familiar e à formação social de famílias, pais e socioeducadores atuantes no atendimento socioeducativo e áreas correlacionadas à socioeducação, educação, codependência, dentre outras, que vai atender a toda Região da Grande Vitória.

A diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, parabenizou a equipe da Acadis pelo trabalho e referenciou a importância da parceria do Governo em um projeto de boas práticas e de referência.

“Quero parabeniza-los pelo espaço e pelo programa, construído a partir de um acumulo de experiências, o que demonstra mais completude à proposta. Uma experiência bem sucedida como esta, tem impacto nas políticas públicas como um todo e o Governo do Estado reconhece estas experiências como referências. É muito importante esta parceria entre a organização social e o Estado, pois estas ações geram impactos positivos para a sociedade como um todo”, disse Silvana.

Gestão Compartilhada

A gestão compartilhada entre o Iases e a Acadis no atendimento ao adolescente em conflito com a lei está sendo realizada há mais de dois anos com a experiência do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, Cariacica. Através da gestão compartilhada, a Acadis uma metodologia de atendimento socioeducativo baseada no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.

A Acadis também atua de forma compartilhada nas duas Unidades Regionais Norte do Iases, localizadas em Linhares, que estão sendo ocupadas de forma gradativa. De acordo com a Acadis, o objetivo também é ampliar e implantar uma Casa das Famílias em Linhares, para atender os socioeducandos, egressos e familiares atendidos pelo Iases e pela Acadis na Regional Norte.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard