O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) participou, nesta quinta-feira (28), da solenidade de instalação do Fórum Permanente Discussões sobre problemas relacionados às drogas, violência, educação e cidadania, coordenado pelo Conselho Municipal de Políticas sobre drogas de São Mateus.
No evento realizado na Faculdade do Vale do Cricaré, em São Mateus, a gerente do Escritório Regional Norte do Iases, Maria Candida Gomes Bromatti, apresentou dados sobre o sistema socioeducativo estadual, destacando o perfil dos adolescentes em conflito com a lei e as ações acerca das atividades educacionais, profissionalizantes, socioterapêuticas, de saúde e de atendimento técnico realizado por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e jurídicos, que são garantidas aos adolescentes durante o cumprimento da medida socioeducativa. Essas ações visam promover o retorno desses adolescentes à sociedade, conforme estabelecem o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioducativo (Sinase).
Para Maria Candida, a iniciativa do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de São Mateus oportunizará um espaço de discussão e alinhamento junto à rede de atendimento do município, para a prevenção do consumo de drogas e paralelamente contribuirá para a redução da prática de ato infracional.
O evento também teve a participação do presidente da Comissão Nacional de Políticas sobre Drogas, Jorge Silva, que abordou a temática sobre a nova lei que trata do sistema nacional de políticas sobre drogas.
Regional Norte
O Escritório Regional do Iases localizado em Linhares é a referência de gestão e articulação da rede interinstitucional socioeducativa na Região Norte. No município estão localizadas as Unidades de Internação Provisória e de Internação da Regional Norte, que estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), no qual os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas e profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas que visam reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol Tel.
(27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br