Os adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, iniciaram nesta semana, o projeto esportivo de judô “Lutando pela Vida”.
As aulas reúnem aproximadamente 30 adolescentes e estão sendo ministradas pelo socioeducador Samuel Ferreira Farina. De acordo com o professor, o judô tem inúmeros benefícios para a saúde e para a formação de atletas cidadãos, pois trabalha a atenção, a disciplina, a obediência e o respeito.
“A prática esportiva do judô significa a busca de um ‘caminho suave’ para a vida através do esporte. E dentro desse conceito queremos que os adolescentes comecem uma etapa mais feliz e pacífica da sua história. Nas aulas vamos concentrar toda a energia do corpo e da mente para o bem. Isso é essencial para a convivência social”, disse o professor Samuel.
Projeto “Lutando pela Vida”
O projeto ‘Lutando pela Vida’ foi iniciado em 2010 no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Iases, localizado em Tucum, Cariacica, e tem como objetivo, estimular a prática esportiva através de uma modalidade que tem como conduta a reflexão sobre a confiança, o respeito, a amizade e a ética.
Além da prática esportiva, o projeto também está impulsionado à participação dos novos atletas de judô em competições estaduais e até nacionais. No ano passado, 14 atletas do Iases participaram de competições e conquistaram 18 medalhas, sendo quatro de ouro, nove de prata, cinco de bronze, além de dois quartos lugares.
Unidades Regionais Norte
As Unidades Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais está sendo realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Estado. A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.
Informações à Imprensa:Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida