A Unidade Regional de Internação Norte, em Linhares, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com a Secretaria de Agricultura do município, iniciaram os preparativos no terreno que receberá a horta do projeto “Semeando Vidas”. Máquinas já estão trabalhando no local onde serão instalados canteiros para plantação de hortaliças típicas da região.
O projeto tem como objetivo oportunizar, por meio do cultivo da terra, ações de profissionalização e socioterapêuticas que possibilitem reflexões sobre a importância do “cuidado” com a vida de cada adolescente e dos seus semelhantes e com a saúde, dentre outros descobrimentos e mudanças significativos para a construção de um novo projeto de vida após o cumprimento da medida socioeducativa.
A atividade está sendo coordenada pela assistente social do Iases, Andressa Silva, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Linhares, por meio do engenheiro agrônomo Paulo de Novaes Lima, que está acompanhando todas as etapas do projeto. Além da preparação do terreno, o profissional parceiro também auxiliará na identificação das hortaliças que se desenvolvem na região de acordo com as condições climáticas e estação.
A Unidade Regional Norte está sendo ocupada gradativamente por adolescentes naturais de Linhares e outros municípios da Região Norte do Estado. De acordo com a gerente do escritório da regional, Maria Cândida Bromatti, o projeto “Semeando Vidas” foi idealizado pelos próprios adolescentes.
“Os meninos relatam que desde que chegaram à Unidade, perceberam que ali havia espaço para criar uma horta, eles são da região e muitos conhecem este ofício. A ideia foi lançada aos socioeducadores e o projeto construído em parceria com os adolescentes, educadores e apoio da Prefeitura de Linhares”, disse Cândida.
A gerente disse ainda que os adolescentes estão ansiosos para iniciar o projeto. “Os adolescentes pretendem cultivar e consumir tudo o que produzirem na horta e ainda, oferecer para as famílias. Acreditam que esse trabalho pode fazer com que a sociedade os veja como pessoas que podem produzir coisas boas. Além disso, vão poder adquirir um aprendizado que servirá para suas vidas no futuro”, disse.
A coordenadora do projeto, Andressa Silva, e a equipe técnica também estão cheios de expectativas para que a atividade seja um sucesso. “Precisamos acreditar que os adolescentes possuem inúmeras qualidades e temos que oferecer oportunidades para que eles manifestem seus desejos e sonhos. O projeto foi proposto pelos próprios adolescentes e acreditamos que contribuirá bastante para o crescimento pessoal e social deles, proporcionando o direito se tornarem protagonistas de suas histórias”, disse.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5453 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br