13/04/2012 13h05 - Atualizado em 01/07/2016 10h48

Iases e parceiros instalam fábrica de blocos em Unidade socioeducativa

Para oferecer capacitação e favorecer o ingresso de jovens no mercado de trabalho com qualificação profissional, o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (13), uma fábrica de artefatos em concreto sustentável dentro da Unidade de Internação Metropolitana, localizada em Xuri, Vila Velha. O início das atividades na fábrica será na próxima terça-feira (17).

A instalação da fábrica na Unidade foi efetivada, na manhã desta sexta-feira (13), com a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Iases, a ArcellorMittal Tubarão, o Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive), o Instituto GG5 de Desenvolvimento Social e a empresa Alfa Serviço de Construção Civil Ltda.

O evento reuniu a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; o diretor técnico Leonardo Grobbério; o diretor de comunicação e imagem e responsabilidade social da ArcelorMittal Tubarão, Sidemberg Rodrigues; o representante do Instituto GG5, José Pascoal; as responsáveis pelo Movive, Cristina Pupim e Marilia Vargas; o empresário Fábio Bento da Diskpan; o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Michel Rossi Moscon; o defensor público, Severino Ramos; além de gerentes de unidades socioeducativas; servidores do Iases; professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que atuam nas unidades; socioeducandos e familiares dos jovens.

Oito socioeducandos da Unidade Metropolitana já estão com suas carteiras assinadas para iniciar o curso e os trabalhos na fábrica de artefatos em concreto sustentável. Serão 120 horas de curso onde os jovens aprenderão a manusear o maquinário e atuar nas diferentes fases de produção dos blocos, que serão destinados às áreas da construção civil.

Os jovens receberão pelo o trabalho, tendo a renda depositada em uma caderneta de poupança até o cumprimento da medida socioeducativa. A intenção é que a fábrica mantenha uma produção diária de 200 blocos e tenha como base de funcionamento, a economia solidária.

“Este termo é importante para firmar um compromisso frente ao maior desafio que é a socioeducação: o de quando os jovens saem das unidades e de como vão se sustentar diante da sociedade. Este conceito de economia e comunidade solidária é muito bem vinda na socioeducação, pois valoriza as parcerias, o trabalho de cada um. Estou com o maior orgulho em ver vocês (socioeducandos) iniciando este novo projeto que é importante não só para a formação profissional, mas para a inclusão no mercado de trabalho. É importante que vocês agarrem esta oportunidade e façam por merecer. Que esta oportunidade possa abrir os caminhos de vocês, pois é o trabalho que faz a gente sonhar, é com o trabalho que a gente consegue realizar os sonhos das nossas famílias”, disse a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina.



Já o diretor técnico Leonardo Grobbério, agradeceu as parcerias e destacou a importância delas no trabalho com a socioeducação. “Neste trabalho, se não tivermos as parcerias, o envolvimento e o investimento de todos, não é possível fazer socioeducação. O que estamos vendo aqui hoje é um trabalho de transformação que só está sendo possível porque muitas pessoas estão envolvidas e quiseram isto”, disse.



Dentro da parceria, a ArcellorMittal é a empresa responsável pelas instalações físicas, a disponibilização do equipamento e a manutenção do maquinário. A capacitação e orientação dos socioeducandos para atuar na fábrica será feita pelo Instituto GG5, que também vai atuar no armazenamento, escoamento, comercialização e controle de qualidade do produto.

“O que separa vocês do mundo lá fora são as oportunidades. O mundo hoje tem espaços para protagonistas de suas próprias histórias e oportunidade, vocês estão tendo com este projeto que está sendo iniciado aqui dentro da Unidade, com um conjunto de pessoas interagindo para a construção de uma grande rede social. A oportunidade hoje está nas mãos de vocês e com ela é possível sim se conseguir um espaço na sociedade e conquistar o mercado de trabalho”, incentivou o diretor de comunicação e imagem e responsabilidade social da ArcelorMittal Tubarão, Sidemberg Rodrigues.



Já o representante do Instituto GG5, José Pascoal incentivou os adolescentes falando em transformação. “Essa parceria vai trazer esperança da construção de uma nova vida e o trabalho que será realizado aqui através da parceria solidaria, a economia solidária é o que está transformando o mundo e é a que vai transformar vocês”, disse.

Já o Movive vai atuar capacitando os envolvidos no processo para que a fábrica se torne “autogerida”, funcionando com base nos princípios da economia solidária, além de fazer as articulações sociais. A contratação dos jovens com vínculo empregatício será feita pela Alfa Serviço de Construção Civil Ltda.

“Este projeto tem como base a comunidade solidária e trabalhará com a esperança de inserir cada um de vocês no mercado de trabalho. Esperamos que esta ação não seja só mais um projeto de profissionalização, mas um projeto que faça a diferença através da economia e da comunidade solidária”, disse Cristina Pupin, representante do Movive.

Os jovens que integram a primeira turma do curso também demonstraram suas expectativas. “Desejo que esta oportunidade de trabalho possa ajudar a nossa família”, disse um dos jovens. “Fico muito feliz por nos oferecerem esta oportunidade. Isso demonstra como a unidade está mudada, sinto orgulho disso e quero ser orgulho para a minha mãe, pois agora posso ajudar a minha família”, disse outro socioeducando.

Os presentes também puderam ouvir o relato de vida de dois jovens egressos da Unidade Metropolitana. “Quero agradecer a todos que me ajudaram, não só aqui dentro da unidade, mas todo o trabalho de acompanhamento no programa de egresso. Fiz minha primeira entrevista de trabalho e estou aguardando ser chamado”, disse um dos adolescentes.

“Estou trabalhando e quero agradecer a cada um que me ajudou e me deu muita força para sair daqui diferente. Quero dizer a todos os jovens que estão começando este curso, que aproveitem esta oportunidade e acreditem que quando sair daqui vão ter oportunidade de trabalhar e seguir a vida, as vagas de emprego estão abertas, agarrem esta oportunidade”, disse outro jovem egresso.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard