Profissionais como pedagogos, gerentes e subgerentes que atuam nas unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) participaram, na tarde desta quinta-feira (12), de uma reunião de trabalho sobre o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI).
A reunião foi coordenada pelo diretor técnico do Iases, Roberto Antônio Beling Neto, que destacou o objetivo do encontro. “Neste encontro estamos abrindo a discussão sobre o Projeto Político Pedagógico da Instituição para que possamos rever todo o histórico deste documento e trabalhar na sua construção coletiva, com aqueles que estão envolvidos nas atividades pedagógicas nas Unidades”, disse.
A diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, participou da abertura da reunião, que aconteceu no auditório do escritório central do Instituto, em Vitória, e destacou o processo de construção histórica do PPPI, iniciado em 2004, para direcionar o atendimento pedagógico em todos os programas voltados aos adolescentes em conflito com a lei.
“O PPPI indica que todos os programas devem ter ações norteadas a partir dos direitos fundamentais, organizadas em quatro eixos: educacional, socioeducativo, sócio terapêutico e sócio familiar, que devem nortear o atendimento socioeducativo em qualquer modalidade. Esta discussão é importante para que possamos rever e estruturar um documento institucional de Estado objetivo, enxuto, didático, com suas diretrizes gerais e também indicando as jornadas pedagógicas”, disse Silvana.
As reuniões de trabalho sobre o PPPI terão continuidade sob a coordenação do diretor técnico Roberto Antônio Beling Neto. O próximo encontro está previsto para a próxima quinta-feira (19), no Espaço Pedagógico do Iases, em Cariacica-Sede e posteriormente, terá continuidade uma vez por mês.
Saiba mais sobre o PPPI:
O PPPI tem como objetivo a qualidade de atendimento e a busca pela reinserção dos adolescentes na sociedade, por meio de parcerias e de projetos transversais, sendo o principal ordenador das ações e da gestão da qualidade do atendimento das medidas socioeducativas no Espírito Santo.
Tem por escopo garantir a efetivação dos direitos fundamentais, promovendo a formação humana, educacional, profissional, protagonismo pessoal, social e comunitário, a partir do exercício da cidadania.
Em 2010, o projeto teve como resultados: o reordenamento institucional, a criação de metodologia estatal de atendimento, educativa, terapêutica e comunitária padronizada; definição de diretrizes e princípios norteadores; implantação de assembleias destinadas aos adolescentes, às famílias e às comunidades; e o incentivo à humanização no atendimento ao adolescente e sua família.
Recebeu, inclusive, a menção especial do Prêmio Inoves de 2010 na categoria “Parcerias”, pois de acordo com a comissão julgadora foi o projeto que “mais articulou parcerias com organizações públicas, privadas e sociais, contribuindo para o desenvolvimento do Espírito Santo e da sociedade capixaba”, conforme a placa de homenagem.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br