11/07/2012 13h14 - Atualizado em 01/07/2016 11h00

Iases discute ações do programa federal “Crack, é possível vencer”

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), assim como diversas Secretarias do Governo do Estado, marcou presença nas discussões do programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”.

Estratégias de combate ao crack foram debatidas no encontro realizado na terça-feira (10) e na manhã desta quarta-feira (11), no Hotel Quality, em Vitória. O objetivo foi formalizar o pacto nacional, que reúne as três esferas de Governo (federal, estadual e municipal) e visa aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.

O Espírito Santo é o oitavo estado a aderir ao programa, junto com Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre e Santa Catarina.

Para a chefe do Núcleo de Saúde do Iases, Juliana Fagundes, representante do Iases no evento, discutir ações de combate ao crack junto às mais diversas esferas e serviços é muito importante para o sistema socioeducativo, tanto no âmbito da prevenção da entrada de adolescentes no mundo da violência e das drogas, quanto para o atendimento em saúde realizado nas unidades de internação socioeducativas e para o programa de egressos, que visa à articulação com as mais diversas políticas públicas e serviços sociais.

“As ações do programa vêm ao encontro de uma série de diretrizes de saúde e atendimento terapêutico que já estão sendo realizadas nas unidades do Iases. Realizamos um programa antitabagismo e hoje temos 100% de erradicação do cigarro em nossas unidades de internação. Outro dado importante é que, no ano passado, dos mais de 44.700 atendimentos em saúde, 6.657 foram registrados em saúde mental, que inclui a dependência química e a drogadição. Isso representa uma média de 15,10% dos atendimentos e demonstra que o Iases vem investindo em ações de atenção à saúde mental, no atendimento terapêutico e da dependência química”, disse Juliana.

Paralelamente às ações de saúde, em todas as unidades do Iases são desenvolvidas as mais diversas oficinas como de artes, música e artesanato, além de atividades esportivas como futsal, xadrez, ioga e judô, por exemplo, que estimulam as habilidades cognitivas, corporais, a concentração, a autoestima, o convívio, a saúde e o bem estar, além da reinserção social dos adolescentes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5451 / 3636.5484 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard