26/07/2011 16h15 - Atualizado em 01/07/2016 10h14

Iases debate o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei da Unis

O diretor técnico do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), Roberto Antônio Beling Neto, reuniu nesta terça-feira (26), a equipe multidisciplinar da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), localizada em Cariacica-Sede, com o objetivo de debater alinhamentos acerca do atendimento aos adolescentes em conflito com a lei e assim, organizar e qualificar o processo de trabalho na Unidade.

Estiveram reunidos profissionais como assistentes jurídicos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e professores que debateram a especificidade do trabalho de cada profissional com foco na socioeducação.

Também foi discutido o Plano de Atendimento da Unidade, priorizado pelo Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) onde o diretor técnico Roberto Beling reforçou a importância do cumprimento das três fases do processo de atendimento ao adolescente em conflito com a lei: Acolhimento Inicial; Transformação e Ressignificar.

As primeiras fases do programa de atendimento visam promover o vínculo inicial, a adaptação, a motivação e o compromisso do adolescente na construção de metas para um novo projeto de vida. A fase de transformação visa fazer com que o adolescente aprenda a ser, a conviver, a fazer e desenvolver habilidades para que na fase de ressignificação ele seja auxiliado a elaborar um novo projeto de vida que vise à inserção social e comunitária, garantindo o direito à educação, trabalho, vínculos familiares e comunitários.

Neste contexto, os profissionais também debateram sobre a “Justiça Restaurativa”, uma metodologia de atuação de trabalho que tem como objetivo unificar todos os atores envolvidos em processos de delitos específicos de adolescentes e jovens seja dentro ou fora das Unidades, para que se possa em conjunto, articular ações para se reagir às consequências causadas pelo ato e também às suas implicações para o futuro de forma restaurativa. “O objetivo é estabelecer círculos restaurativos fundamentais para o atendimento e para o trabalho de socioeducação”, disse o diretor técnico Roberto Beling.

As reuniões de trabalho com as equipes técnicas da Unis estão planejadas para acontecer mensalmente. Encontros de trabalho como este também estão sendo planejados para outras Unidades como as de Internação Provisória (Unip I e II), também localizadas em Cariacica-Sede. “São reuniões que têm um resultado muito positivo para motivar as equipes e qualificar o trabalho de socioeducação”, disse o diretor técnico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5453 \ 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard