O Instituto de Atendimento Sócio-Eucativo do Espírito Santo (Iases), por meio dos profissionais do Escritório Regional Norte e da Gerência de Semiliberdade, participaram nesta semana, de uma reunião em Colatina, com a Cáritas Diocesana, para articular parcerias para o fortalecimento de ações voltadas aos adolescentes em conflito com a lei da Região Norte do Estado.
O objetivo do encontro foi apresentar o programa de Semiliberdade, abordando a importância do fortalecimento da medida socioeducativa de Semiliberdade no Estado, que visa promover o desenvolvimento de ações socioeducativas sustentadas nos princípios dos Direitos Humanos e articuladas com as políticas públicas que privilegiam a rede socioassistencial e as políticas de saúde, educação, habitação, dentre outras.
Além disso, também foram abordados questões sobre a nova legislação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o processo de interlocução junto à comunidade para que o adolescente se veja enquanto sujeito de direitos e deveres.
O encontro, realizado na sede da Cáritas Dicocesa de Colatina, contou com a participação da gerente do Escritório Regional Norte do Iases, Maria Cândida Gomes Bromatti, do assistente jurídico do escritório Rafael Lovo Almeida, da gerente do Programa de Semiliberdade do Iases, Ângela Maria Hemmerich Tóbio e da psicóloga Nívea Dal Marchio Daltoé. Representando a Cáritas estavam presentes o presidente da Instituição, Vanildo José Jones, a assistente social, Ana Paula Fonseca Costa Badione, Aline Costa Martins, e membros da Cáritas Diocesana em Linhares, Claiton Monte, Sidirlene Borghi e Andréa Mosca.
A gerente do Programa de semiliberdade, Ângela Maria Hemmerich Tóbio, socializou resultados positivos quanto à responsabilização do adolescente e a participação da família no processo socioeducativo de Semiliberdade, que já existe em Vila Velha e ainda destacou ainda sobre a importância de parcerias para implementação do programa para atender aos adolescentes da região.
“A reunião oportunizou a discussão e apresentação de resultados e indicadores relevantes para o atendimento socioeducativo, importantes para a articulação junto ao sistema de garantias de direito e o fortalecimento das parcerias com instituições voltadas a dignificação do atendimento ao adolescente em conflito com a lei”, disse a gerente do Escritório Regional Norte, Maria Cândida Bromatti.
Regional Norte
O Escritório Regional do Iases localizado em Linhares é a referência de gestão e articulação da rede interinstitucional socioeducativa na Região Norte. No município estão localizadas as Unidades de Internação Provisória e de Internação da Regional Norte, que estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5451 / 3636.5484 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br