Promover a qualidade de vida dos servidores, estimular a melhoria do serviço público e gerar resultados mais efetivos para a sociedade. É com estes objetivos que o Governo do Espírito Santo investirá, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), R$ 156 milhões em ações de valorização dos servidores em 2014. Uma das metas do Governo é concluir o alinhamento das carreiras dos servidores públicos à Nova Política de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Estadual (NPGP).
Criada em 2012, a Nova Política beneficiou 25 mil servidores, dentre os 35 mil efetivos em atividade. Até o final de 2014, serão 40 mil servidores dentro da NPGP – já incluídos os que entrarão por meio dos concursos públicos em andamento. Com as mudanças nos planos de carreira, o Governo do Espírito Santo investe na meritocracia, isto é, no reconhecimento do desempenho dos bons servidores, destaca o novo secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky.
“O profissional que busca qualificação, inova no serviço público e entrega um resultado melhor para a sociedade precisa ser reconhecido. A Nova Política de Gestão de Pessoas nos permite incentivar estes servidores, dando novas perspectivas de crescimento na carreira, ampliando o horizonte profissional e gerando mais satisfação no ambiente de trabalho. É, acima de tudo, uma mudança conceitual”, enfatiza Rodnitzky.
Alguns dos principais instrumentos previstos na Lei nº 637/2012, que instituiu a Nova Política no serviço público capixaba, são: avaliação de desempenho, realizada anualmente para identificar oportunidades e possíveis melhorias para os servidores; promoção por seleção, um ciclo no qual resultados apresentados e desempenho contam como pontuação; e a progressão por titularidade, que premia avanços na formação educacional dos profissionais.
Em 2012, primeiro ano da Nova Política, o Governo do Espírito Santo investiu mais de R$ 90 milhões no alinhamento das carreiras e demais ações de valorização, iniciando o trabalho com os servidores da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2013, o projeto segue a todo vapor. Até o final do ano, o valor empregado nos alinhamentos chegará a R$ 190 milhões, com previsão de 44 órgãos beneficiados.
No próximo ano, outros nove serão alinhados à Nova Política. Para o subsecretário de Inovação na Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Charles Dias de Almeida, os resultados do trabalho são positivos para os servidores públicos e para a população capixaba.
“O maior ganho que o servidor possui agora é conhecer as ‘regras do jogo’. A criação da Nova Política permite ao trabalhador identificar e executar tudo que depende dele mesmo para evoluir na carreira. Como consequência, esperamos uma melhoria na qualidade dos serviços entregues à população, porque teremos profissionais mais motivados e reconhecidos por seu bom trabalho”, detalhou Charles.
Uma das beneficiadas pela Nova Política é a assistente social Hildeneia Ribeiro Patrício, 49 anos. Servidora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) há 27 anos, Hildeneia defende que a mudança trouxe valorização para os profissionais. “Fiz uma especialização e antes não tinha perspectiva de melhoria. Com o novo plano de carreira, conseguirei progredir na profissão”, argumenta.
Excelência no serviço público
Outra ação da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos para a melhoria do serviço público capixaba é a ampliação da Rede Faça Fácil, modelo de atendimento ao cidadão que concentra mais de 400 serviços, oferecidos por 16 órgãos, em um só lugar. A primeira unidade em terras capixabas, lançada em Cariacica há três anos, já alcançou mais de quatro milhões de atendimentos e 98% de aprovação.
Pensando nisso, o Governo do Espírito Santo, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) inédita no Estado, construirá três novas unidades fixas e implantará duas unidades móveis no interior. Com as unidades fixas, serão beneficiados moradores de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, Colatina, ao norte, e Serra, cidade da Grande Vitória.
As duas unidades móveis circularão no extremo interior, conforme a demanda apurada junto às Prefeituras. A meta da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos é chegar ao final de 2014 com toda a Rede Faça Fácil em funcionamento, levando o padrão de excelência no atendimento a todos os capixabas.
Tamanha qualidade permitiu alcançar novos recordes neste ano: o Faça Fácil Cariacica atingiu 10.212 atendimentos realizados no dia 09 de abril, superando em 16% a marca anterior de 8.781 atendimentos, registrada em 2012. A média de atendimentos diários chega aos 6.000 usuários.
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*Assessoria de Comunicação da Seger