25/08/2011 10h31 - Atualizado em 01/07/2016 10h16

Folclore inspira confecção de peças artesanais para exposição em Unidade do Iases

Peças artesanais inspiradas no folclore capixaba estão sendo trabalhadas nas oficinas de artesanato da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede. As atividades temáticas estão sendo desenvolvidas em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado na última segunda-feira (22), que será tema de uma exposição prevista para ser realizada na próxima quarta-feira (31).

Com muita criatividade, as adolescentes estão produzindo bonecas de EVA inspiradas nas dançarinas de congo e adereços artesanais como arcos e adornos com enfeites rústicos. Outros tipos de materiais estão sendo aproveitados nas oficinas, como plumas, miçangas e fitas, que estão deixando as peças cheias de detalhes.

As aulas de artesanato são ministradas diariamente na UFI, em Cariacica-Sede, pela oficineira Magna Lúcia Lopes e pelo professor Jurandir Gusmão. “As atividades estão sendo desenvolvidas como forma de valorizar a nossa cultura, o congo capixaba e homenagear as dançarinas. Além disso, as técnicas artesanais trabalham habilidades manuais que são passadas de geração em geração”, ressaltou Jurandir.





De acordo com a pedagoga da UFI, Josimara Melo, além do aprendizado das técnicas artesanais, as atividades também estão promovendo o conhecimento de conceitos e valores culturais, históricos e folclóricos. “As adolescentes estão estimuladas a conhecer detalhes de nossas histórias através da arte e do artesanato, com muita criatividade”, disse.



A exposição artesanal com as peças inspiradas no folclore será montada na entrada da Unidade Feminina, em Cariacica-Sede, e estará aberta para visitação de outras adolescentes, funcionários e visitantes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard