Peças artesanais inspiradas no folclore capixaba estão sendo trabalhadas nas oficinas de artesanato da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede. As atividades temáticas estão sendo desenvolvidas em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado na última segunda-feira (22), que será tema de uma exposição prevista para ser realizada na próxima quarta-feira (31).
Com muita criatividade, as adolescentes estão produzindo bonecas de EVA inspiradas nas dançarinas de congo e adereços artesanais como arcos e adornos com enfeites rústicos. Outros tipos de materiais estão sendo aproveitados nas oficinas, como plumas, miçangas e fitas, que estão deixando as peças cheias de detalhes.
As aulas de artesanato são ministradas diariamente na UFI, em Cariacica-Sede, pela oficineira Magna Lúcia Lopes e pelo professor Jurandir Gusmão. “As atividades estão sendo desenvolvidas como forma de valorizar a nossa cultura, o congo capixaba e homenagear as dançarinas. Além disso, as técnicas artesanais trabalham habilidades manuais que são passadas de geração em geração”, ressaltou Jurandir.
De acordo com a pedagoga da UFI, Josimara Melo, além do aprendizado das técnicas artesanais, as atividades também estão promovendo o conhecimento de conceitos e valores culturais, históricos e folclóricos. “As adolescentes estão estimuladas a conhecer detalhes de nossas histórias através da arte e do artesanato, com muita criatividade”, disse.
A exposição artesanal com as peças inspiradas no folclore será montada na entrada da Unidade Feminina, em Cariacica-Sede, e estará aberta para visitação de outras adolescentes, funcionários e visitantes.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida