O folclore capixaba e suas lendas, como a história de amor entre o Frade e a Freira e do Mestre Álvaro com a Muxuara, que dão nomes a pontos turísticos do Espírito Santo, estão inspirando as atividades do Projeto Gentileza, desenvolvido na Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado na próxima segunda-feira (22).
As adolescentes estão conhecendo mais sobre as histórias do folclore capixaba e também sobre a cultura do Espírito Santo e produzindo um mural decorativo na entrada da Unidade, em Cariacica-Sede, que levará conhecimento aos funcionários, familiares e visitantes.
De acordo com a pedagoga da UFI, Josimara Melo, trabalhar a data comemorativa integrada às atividades do ‘Projeto Gentileza: virei profeta por um dia’ resgata histórias sobre a cultura e sobre valores sociais.
“O Projeto Gentileza objetiva a promover a arte, a cultura e a reflexão através de atividades inspiradas na história e na obra do poeta brasileiro José Agradecido, conhecido como ‘Profeta Gentileza’, que produziu pinturas pelas ruas do Rio de Janeiro. E as histórias do nosso folclore também têm muita representatividade, pois falam de lendas sobre o amor e a gentileza que estão eternizadas na nossa cultura”, disse.
Dinâmica
Além das atividades ligadas ao folclore, nesta semana as adolescentes também participaram de outra ação do Projeto Gentileza. A assistente social Darsone Bernadinho coordenou a dinâmica “Olhar para os sentimentos”, onde as meninas tiveram que retratar, através de encenações, várias formas de sentimentos como amor, gentileza, cumplicidade, ódio, medo, tranquilidade, indiferença, paixão, dentre outros.
“A dinâmica teve como objetivo estimular a reflexão acerca dos sentimentos que nos impulsionam aos nossos projetos individuais e também em relação ao grupo, à família e à sociedade”, disse a socioeducadora Darsone.
De acordo com a equipe pedagógica da UFI, os resultados do Projeto Gentileza estão sendo significativos para a convivência de toda a comunidade socioeducativa. “A história do Profeta Gentileza demonstra o amor ao próximo e como é importante sermos solidários. Suas mensagens traduzem paz e amizade. Por onde andou, ele distribuiu as mensagens de graça, anunciando que não precisamos de muito para sermos felizes. Temos de dar valor ao que é útil para gente e a gentileza contribui para o amor, que transforma”, disse uma socioeducanda que está participando do projeto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida