13/07/2012 10h57 - Atualizado em 01/07/2016 11h00

Fames ministra oficina de Congo em unidade do Iases nestas férias

Uma oficina de Congo, importante expressão cultural capixaba, está movimentando as férias das adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede.

Ministrada por meio de uma parceria do Iases com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), as adolescentes estão recebendo aulas instrumentais e musicais do ritmo afro-brasileiro e também capixaba. O resultado do que foi aprendido pelas meninas será apresentado neste final de semana aos seus familiares, durante a visita que terá uma programação especial.

Além de movimentar as férias, a oficina tem estimulado o gosto das adolescentes pela música e pelo conhecimento da cultura capixaba. “A oficina está sendo muito produtiva. As socioeducandas estão se dedicando ativamente e demonstrando grande interesse pela cultura capixaba. A cada aula, apresentam novos resultados, impressionando, inclusive, os professores. É com muita expectativa que estamos preparando uma apresentação especial para os familiares”, afirmou a pedagoga da UFI, Frantieska Azevedo Monteiro.

De acordo com o gerente pedagógico do Iases, Rudge Vigato, o resultado da oficina de férias tem sido tão positivo que está sendo estudada a possibilidade da parceria ter continuidade e incluir, inclusive, outras unidades.

“O exercício diário de reflexão acerca das manifestações culturais e a possibilidade de usar a música, a dança e a arte como ferramenta nas ações de educação são extremamente importantes para se alcançar os objetivos do programa de atendimento socioeducativo que devem garantir o direito à escolarização, à cultura, ao esporte, ao lazer, à saúde, dentre outros”, disse Rudge.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451 /9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard