Uma oficina de Congo, importante expressão cultural capixaba, está movimentando as férias das adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede.
Ministrada por meio de uma parceria do Iases com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), as adolescentes estão recebendo aulas instrumentais e musicais do ritmo afro-brasileiro e também capixaba. O resultado do que foi aprendido pelas meninas será apresentado neste final de semana aos seus familiares, durante a visita que terá uma programação especial.
Além de movimentar as férias, a oficina tem estimulado o gosto das adolescentes pela música e pelo conhecimento da cultura capixaba. “A oficina está sendo muito produtiva. As socioeducandas estão se dedicando ativamente e demonstrando grande interesse pela cultura capixaba. A cada aula, apresentam novos resultados, impressionando, inclusive, os professores. É com muita expectativa que estamos preparando uma apresentação especial para os familiares”, afirmou a pedagoga da UFI, Frantieska Azevedo Monteiro.
De acordo com o gerente pedagógico do Iases, Rudge Vigato, o resultado da oficina de férias tem sido tão positivo que está sendo estudada a possibilidade da parceria ter continuidade e incluir, inclusive, outras unidades.
“O exercício diário de reflexão acerca das manifestações culturais e a possibilidade de usar a música, a dança e a arte como ferramenta nas ações de educação são extremamente importantes para se alcançar os objetivos do programa de atendimento socioeducativo que devem garantir o direito à escolarização, à cultura, ao esporte, ao lazer, à saúde, dentre outros”, disse Rudge.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451 /9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo