A sexta-feira (25) dos adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), foi movimentada com a inauguração de uma exposição esportiva, e apresentação de monografias sobre Projetos de vida.
A exposição montada no Espaço Pedagógico do CSE é uma homenagem ao projeto esportivo de judô ‘Lutando pela Vida’, desenvolvido na unidade desde 2010. Por meio deste projeto os atletas do Iases já conquistaram 25 medalhas em campeonatos realizados por todo o Estado.
A exposição é composta por quadros, fotografias e desenhos sobre a arte marcial, e contam a história do judô e do projeto Lutando pela Vida, uma iniciativa coordenada pelo socioeducador e judoca Luiz Alexandre Marques, que promove a inclusão social dos socioeducandos por meio do judô, esporte que tem como conduta a reflexão sobre a confiança, o respeito, a amizade e a ética.
De acordo com a Gerência Pedagógica do Iases, a prática deste tipo de modalidade esportiva é reconhecidamente exitosa, e tem o objetivo de promover o autocontrole, disciplina, equilíbrio, domínio próprio, além de trabalhar a ética, respeito e resgate da autoestima.
Em todas as unidades do Iases, as mais diversas atividades esportivas estão inseridas na jornada pedagógica, e assim como a escolarização e a qualificação profissional, visam a promover o convívio, a promoção da saúde e do bem estar, além da reinserção social dos adolescentes junto à sociedade.
Monografias
Três adolescentes apresentaram nesta sexta-feira (25) suas monografias com abordagens sobre seus “Projetos de Vida”. Os temas escolhidos foram: “As consequências que as drogas trouxeram para minha vida"; "Como a ganância afetou minhas relações afetivas" e "Consequências do crime em minha vida". As apresentações abordaram as problemáticas enfrentadas pelos adolescentes e pela família desde a infância, o envolvimento na criminalidade e a expectativa de construção de um futuro melhor após o cumprimento da medida socioeducativa.
Os trabalhos foram elaborados seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utilizadas nas faculdades para a obtenção do diploma. Os adolescentes contaram com orientação de um socioeducador.
A atividade representa uma das etapas do programa de atendimento realizado com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE, realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
O Modelo é aplicado no CSE por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do Centro, por meio de um contrato firmado com o Iases.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br