06/01/2012 15h53 - Atualizado em 01/07/2016 10h34

Exposição de telas mostra talento e criatividade de adolescentes do Iases

Basta um olhar nas telas pintadas pelos 21 socioeducandos da Unidade de Internação da Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) para perceber que as obras retratam muito talento e criatividade. Os quadros foram expostos nesta sexta-feira (06), na Galeria de Arte Nice Avanza, em Linhares, e compõem a exposição “A Cor do Afeto”.

Durante a exposição na galeria, os adolescentes artistas puderam explicar um pouco do trabalho e da inspiração para os visitantes. De acordo com a equipe da unidade, o evento foi uma oportunidade de externalizar o talento e mostrar para os socioeducandos que a arte é um caminho para a ressocialização.

As telas, que abordaram os temas sonhos, família, amor e desafio, são o resultado de um trabalho contínuo que usa a arte como ferramenta de expressão e de incentivo à criatividade dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Os quadros foram pintados durante as aulas de artes, coordenadas pelo socioeducador Sidney Rocha dos Santos, e já participaram de uma exposição na própria unidade.



De acordo com a pedagoga Thamires da Vitória, autora do projeto “A cor dos afetos”, os adolescentes conseguiram mostrar, por meio da arte, suas histórias, realidades e sentimentos.

“A arte humaniza e dá vida ao que fazemos e ao que sentimos. É esse o objetivo do projeto: estimular os adolescentes a expor seus sentimentos e realidades através da pintura, usando cores e tons que simbolizam suas realidades, seus sonhos, desafios, valorizando o trabalho de cada um como protagonistas do processo de mudança para um novo convívio social”, disse Thamires.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br

Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592

Texto: Gabriela Zorzal
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard