05/08/2011 14h28 - Atualizado em 01/07/2016 10h15

Experiência da parceria entre Iases e Maristas é registrada em livro

A experiência da parceria entre o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e o Colégio Marista, através da União Brasileira de Educação e Ensino (Ubee), na execução do projeto de uma Casa de Semiliberdade para atendimento a adolescentes em conflito com a lei, está registrada no livro “Vidas adolescentes e parcerias pela vida”, lançado na manhã desta sexta-feira (05), em Vila Velha.

O livro foi lançado pela equipe de socioedocadores do Colégio Marista, que atua na Casa de Semiliberdade através de gestão compartilhada com o Iases, traz o relato desta experiência, avanços, resultados, histórias de sucesso e desafios na execução da medida socioeducativa no Espírito Santo desde o ano de 2008, quando a Casa Marista de Semiliberdade foi implantada em Vila Velha. Neste período, foram atendidos 67 adolescentes e um deles, egresso da Casa, emocionou a plateia com seu relato de vida.

“Antes de cumprir a medida socioeducativa na Casa de Semiliberdade eu não dava valor a minha vida, eu não dava valor a minha família, foi o período que mais fiz minha mãe sofrer. Na Casa de Semiliberdade tive a oportunidade de terminar meus estudos. Hoje tenho o segundo grau completo. Na época era difícil para eu ter que sair da escola direto para Casa, pois tinha que cumprir meus horários, e enquanto isso, meus amigos podiam ficar um pouco mais na escola conversando. Mas hoje vejo que valeu a pena. Tenho dois trabalhos, um com comunicação visual e outro em um restaurante. Tenho minha família por perto e quero dar orgulho para minha mãe. É este exemplo que quero deixar para os adolescentes que estão me ouvindo aqui hoje. Que aproveitem esta oportunidade para fazer coisas boas e mostrar para vocês mesmos e para suas famílias do que vocês são capazes. Dos nossos erros todo mundo lembra, mas dos nossos acertos, nós é que temos que valorizar”, disse o jovem Rodolfo emocionado.

Além do jovem egresso e dos nove socioeducandos que se encontram na Casa de Semiliberdade e que estavam na plateia, também estavam presentes ao evento a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; o diretor técnico Roberto Antônio Beling Neto; a gerente de semiliberdade do Iases, Ângela Emmerich; o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Vitória, Paulo Roberto Luppi; o defensor público Severino Ramos; a coordenadora da Casa Marista de Semiliberdade, Ivanda Dolores Gava Presoti; a gerente social da Ubee, Claudia Laureth Faquinote; o superior da Comunidade Marista Nossa Senhora da Penha, Rafael Ferreira Junior; dentre outros servidores do Iases; interessados no tema e socioeducadores.



Para Silvana Gallina, o evento foi de grande importância, pois marca duas ações estratégicas, voltadas para a Semiliberdade dentro do Planejamento Estratégico do Iases e do Governo do Espírito Santo até o ano de 2014.

“O Plano Estratégico do Iases indica dois grandes desafios para a Semiliberdade: o primeiro é a ampliação das Casas de Semiliberdade e o outro, é a consolidação da cultura de semiliberdade entre a rede socioeducativa do Estado. Diante destes desafios, desde 2008, o Iases e o Maristas têm trabalhado de forma incansável. Os maristas nos ajudaram na persistência, na coragem, no ânimo para trabalhar essa proposta. Este é um evento de reflexão do trabalho que foi realizado e sobre os nossos desafios diante do nosso fazer, diante da nossa função de ser social. O lançamento deste livro marca o registro desta experiência e também é o mais novo instrumento de trabalho, de estudos e de reflexão para ajudar a cumprir o que definimos como diretrizes estratégias do Programa de Semiliberdade”, disse Silvana.



Além da apresentação da experiência dos maristas junto à execução da medida de semiliberdade em parceria com o Iases, o evento também contou com uma palestra sobre socioeducação ministrada pelo juiz João Batista Saraiva, titular do Juizado Regional da Infância e Juventude de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.

Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard