O tema “Princípios e ética no trabalho socioeducativo” abriu o ciclo de debates para profissionais do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, nesta segunda (23) e terça-feira (24). Aproximadamente 30 profissionais, dentre eles assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, educadores e outros, participam das atividades.
A discussão temática desta segunda (23) e terça-feira (24) foi ministrada pelos psicólogos João Paulo Carvalho e Caroline Pimentel, no auditório do CSE, em Tucum, Cariacica. “A palestra promoveu momentos de interação entre os socioeducadores, além de proporcionar momentos de resgate de princípios e códigos éticos sobre a atuação de cada educador, disse a pedagoga do CSE, Sheila Caria de Souza.
Nos dias 30 e 31, estará em debate o tema: “Princípios éticos no trabalho: de que forma tenho aplicado esses princípios na minha função?”, que será ministrado pelo psicólogo Marcos Vilaça da Fonseca e pela coordenadora terapêutica Nelly Cecília Pineda.
Já nos dias 06 e 07 de junho o tema abordado será sobre “A essência ao trabalhar em equipe”, que será apresentado pelo terapeuta holístico Fernando Alves e pela coordenadora terapêutica Ruth Jaqueline Meneses. Ao final do ciclo de palestras, previsto para o dia 10 de junho, os profissionais participarão da Assembleia Institucional.
A capacitação tem como objetivo promover momentos de integração entre os socioeducadores e qualificar o condicionamento do trabalho dos profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que atuam no CSE por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Governo do Estado.
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), uma metodologia de atendimento realizada de forma diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, seguidas em cada alojamento, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer. O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida