16/09/2011 14h18 - Atualizado em 01/07/2016 10h16

Escola para Famílias Codependentes forma segunda turma

Muita emoção na formatura da segunda turma de participantes do Projeto da Escola para Famílias Codependentes, na noite desta quinta-feira (15), ação desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Inclusão Social e Educacional (Inbradese) com apoio do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização social que desenvolve contrato de gestão compartilhada com o Governo do Estado no atendimento socioeducativo.

A solenidade foi realizada no auditório João Paulo II da Casa de Maria, antigo Colégio do Carmo, em Vitória, e reuniu 75 formandos, dentre eles servidores do Iases, seus familiares, além de convidados e autoridades como a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; o diretor técnico do Iases, Roberto Antônio Beling Neto; o diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón; o tenente coronel Lamaison Luiz da Silveira; a Juíza da Vara da Infância e Juventude da Serra, Janete Pantaleão e de dois representantes da ArcelorMittal Tubarão, Paulo Henrique Marques e Vera Bernabé.

O projeto tem o objetivo de promover e criar um espaço de informação e formação acerca das dependências e codependências às drogas e demais adições. A intervenção é realizada por equipe de profissionais especializados do Inbradese que aborda o ser humano com problemas de adições a partir de um enfoque sistêmico e contextualizado, acreditando que problema não afeta apenas uma pessoa, mas todo seu ambiente familiar e o social.







As autoridades presentes destacaram a importância do projeto, que tem como ação prioritária, a mobilização social acerca do estudo e da formação de grupos terapêuticos sobre as dependências e codependências às drogas e demais adições.



O evento também contou com uma exposição de telas produzidas pelos socioeducandos do CSE, durante uma oficina de pintura ministrada pela professora Francisca Nunes Rodrigues. A criatividade dos trabalhos chamou a atenção dos participantes.

Curso

O curso encerrado nesta quinta-feira (15) teve duração de aproximadamente seis meses, e contou com módulos de trabalhos temáticos, com palestras, debates e dinâmicas de vivência, que trataram de temas ligados à juventude, medida socioeducativa e outros conteúdos teóricos e práticos contemplados no “Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC)”, um projeto de atendimento terapêutico e socioeducativo realizado no CSE.

Neste sábado (17), uma nova turma, que conta com aproximadamente 150 inscritos, participará de uma aula inaugural, onde professores e palestrantes se apresentarão mostrando o planejamento didático do curso.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard