29/02/2012 11h23 - Atualizado em 01/07/2016 10h39

Empresariado capixaba conhece programa de egressos do Iases

O “I Encontro com empresas para a gestão produtiva e inclusão social”da Gerência de Inclusão Social doInstituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), realizado nesta quarta-feira (29), reuniu empresários dos mais diversos ramos de trabalho para um objetivo: conhecer o trabalho realizado pelo Instituto e o programa de egresso do sistema socioeducativo.

O evento, realizado no prédio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, é resultado de uma parceria com a Agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) da Serra e atuou na busca de parcerias para a profissionalização e a inserção de egressos no mercado de trabalho.

Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer o programa do Iases que trabalha para o encaminhamento de egressos a empregos, estágios, políticas públicas de saúde, assistência social e escolarização. O evento também contou com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Internação (Unis) e de Internação Provisória (Unip) de Cariacica.

Somente em 2011, foram realizados 62 cursos profissionalizantes nas Unidades do Iases localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória. Um total de 540 socioeducandos foram certificados e 52 jovens egressos foram encaminhados ao mercado de trabalho.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo representante da unidade de relações com o mercado do Sistema Findes, Michel Rossi Moscon, pela Secretária de Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Alessandra Núbia Costa Rodrigues, e pelo Diretor Técnico do Iases, Leonardo Grobbério.



Na oportunidade, Michel Moscon falou sobre a sólida parceria entre o Iases e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que faz parte do Sistema Findes. “O Senai trabalha em prol da educação e do serviço técnico e tecnológico. A parceria com o Iases está rendendo oportunidade para que os jovens do sistema socioeducativo possam ter condições de caminhar com as próprias pernas. A parceria tem rendido benefícios para todas as partes”, contou.

A secretária Alessandra Núbia aproveitou para agradecer a parceria recém firmada entre o Iases e o Sine da Serra. “Essa parceria é fundamental para a inclusão desses jovens no mercado de trabalho. O Sine é uma ferramenta que necessita também da conscientização do empresariado para a inclusão social. Nós estamos à disposição de todos vocês”, reforçou.

Para o diretor do Iases, o evento atuou no sentido de mudança de conceito. “Precisamos mudar nossos conceitos com relação ao socioeducando. Nossos socioeducandos precisam de profissão para enxergar um caminho diferente. Nesse sentido, o empresário é nosso grande ativo. Essas parcerias rendem oportunidade para que os jovens aprendam e sintam-se valorizados como ser humano”, explicou.

O trabalho do instituto e o programa de egresso foram apresentados pelo Gerente de Inclusão Social do Iases, Alexandre Tristão. Alexandre ressaltou a importância do acompanhamento do jovem egresso durante o programa.



“O jovem é monitorado durante o tempo em que estiver na empresa. Desse modo, empresa e Iases tornam-se cooperadores. Nós precisamos saber como esse jovem está, se ele está gostando do trabalho e se está aprendendo. Esse monitoramento é feito sem estigmatizar o egresso. É preciso lembrar que, dentro da empresa, ele não é um jovem egresso, mas um funcionário como qualquer outro”, contou Alexandre.

O evento também contou com o testemunho do empresário João Batista, que atua no ramo de panificação e que já contratou mais de seis egressos do sistema. “Todos que passaram por nossa empresa foram acompanhados. Eles saíram para trabalhos melhores ou para abrir o próprio negócio. Nunca tive nenhum problema e digo a vocês: façam parte desse trabalho porque vale a pena”, argumentou.



Parcerias

Os empresários interessados em conhecer o programa de egresso e firmar parcerias para a inclusão social de jovens egressos do sistema socioeducativo podem entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social do Iases pelo telefone (27) 3132.1019 ou pelo e-mailgis@iases.es.gov.br.

Saiba mais sobre o Programa de Egressos do Iases:

Quem é o egresso do IASES:
São adolescentes e jovens com até 21 anos de idade que cumpriram medida socioeducativa de privação de liberdade e foram ou estão sendo desligados das unidades de atendimento socioeducativo.

Objetivo do Programa de Egressos:
Promover a inclusão social do egresso do Sistema Socioeducativo do Espírito Santo, por meio dos seguintes encaminhamentos:
Emprego;
Estágio;
Cursos de Qualificação Profissional;
Políticas Públicas de Saúde e de Assistência Social;
Escolarização.

Inclusão Social e Profissional:
Para que o Iases, por meio da Gerência de Inclusão Social (GIS), tenha êxito nos encaminhamentos oferecidos ao egresso é imprescindível que parcerias, junto às empresas, órgãos públicos e sociedade civil organizada sejam efetivadas.

Acompanhamento/Monitoramento/Avaliação:
Durante o período em que estiverem participando do Programa de Egressos os adolescentes e jovens receberão acompanhamento da equipe técnica, composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos que farão também o monitoramento destes junto aos órgãos parceiros.

Resultados esperados:
Evitar a reincidência do ato infracional oportunizando ao egresso a preparação para sua inserção produtiva e social, por meio da qualificação profissional, preparação e encaminhamento ao mercado de trabalho, inserção em instituição de ensino e o acompanhamento psicossocial.

Atuais parceiros:
As parcerias do Programa de Egressos do Iases estão divididas em três áreas: Qualificação Profissional, Investimentos em Projetos de Trabalho e Geração de Renda, e Inserção no Mercado de Trabalho e Estágio Remunerado. Atualmente, 15 empresas privadas já empregam jovens egressos do sistema socioeducativo.

Qualificação Profissional:
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai);
- Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);
- Fundação Antônio Dadalto.

Investimentos em Projetos de Trabalho e Geração de Renda:
- ArcelorMittal Tubarão;
- Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive).

Inserção no Mercado de Trabalho e Estágio Remunerado:
- Instituto Gêneses;
- Centro de Integração Empresa Escola (Ciee);
- Agências do Sistema Nacional de Empregos (Sine) dos municípios da Serra, Cariacica e Viana;
- Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Gabriela Zorzal
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard