Com o objetivo de integrar os socioeducandos e estabelecer o compromisso deles e de suas famílias no processo de socioeducação, o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, realizou no último final de semana, uma Assembleia Familiar marcada por simbolismos e emoção.
O evento, que foi realizado no auditório do CSE na tarde do domingo (29), reuniu socioeducandos, seus familiares e profissionais que atuam na socioeducação. Os adolescentes recém-chegados ao CSE receberam de seus familiares uma muda de Bonsai, que na cultura japonesa significa “árvore em bandeja”, e que representará a presença da família na Unidade durante o processo socioeducativo.
Os socioeducandos ficam responsáveis por cuidar da planta enquanto estiverem cumprindo a medida socioeducativa de internação, e no momento da desinternação entregarão a planta sadia para a família, representando a união e o comprometimento de todos no processo socioeducativo.
Os familiares, por sua vez, receberam dos socioeducandos medalhas e certificados, simbolizando o comprometimento e o acompanhamento deles em todo o processo de cumprimento da medida socioeducativa.
Para a coordenadora Intereducativa do CSE, Giseli Maestri, as assembleias são importantes para reafirmar o comprometimento de todos no processo da socioeducação. “O momento foi ‘abraçado’ pelos familiares e mostrou para os adolescentes a importância do contato familiar próximo, reforçando a verdade de que a família é à base de tudo”, disse.
A ação familiar integra o programa pedagógico realizado no CSE, baseado no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado pelos profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases.
A metodologia de atendimento é realizada de forma diferenciada e individualizada, na qual os adolescentes conquistam etapas progressivas, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer. O objetivo do modelo é oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo