07/08/2012 09h25 - Atualizado em 01/07/2016 11h01

Egressos da Regional Sul do Iases conquistam vagas no mercado de trabalho

Após conquistarem todos os níveis do programa socioeducativo e ganharem a liberdade, os egressos das Unidades Regionais Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), deram mais um passo significativo para a construção de seus novos projetos de vida e conseguiram uma oportunidade no mercado de trabalho.

Nos últimos seis meses, três egressos conseguiram uma colocação profissional. Um deles, inclusive, decidiu “voltar” para dentro das unidades como socioeducador e está com sua carteira assinada, trabalhando como auxiliar de serviços gerais. Outros dois egressos estão participando de programas de seleção profissional e concorrendo a vagas nos Correios e em programas de aprendiz em Cachoeiro de Itapemirim.

O jovem que decidiu voltar para a unidade socioeducativa como trabalhador foi contratado pelo Instituto Capixaba de Integração Sócio-Econômico dos Cidadãos (Icisec), organização social que atua nas Unidades Regionais Sul do Iases por meio de contrato de gestão compartilhada firmado com o Instituto.

“A oportunidade é uma prova de que é preciso acreditar na mudança e na concretização de seus projetos de vida. Estou muito feliz com a chance de entrar no mercado de trabalho e poder ajudar financeiramente a minha família”, disse o jovem egresso que acredita que seu exemplo servirá de motivação para outros socioeducandos ainda em cumprimento de medida socioeducativa.

Para o responsável técnico da Unidade, Diego Augusto Santa Garcia, é gratificante ver a conquista dos jovens. “É gratificante para toda equipe técnica da Unidade se deparar com um ex-socioeducando trabalhando na unidade, pois é a certeza de que apesar das fragilidades, das dificuldades, dos momentos de crise, ele soube lidar com suas emoções, respeitando, ouvindo, aceitando e se superando para construir um novo projeto de vida”, disse.
A inserção de socioeducandos e egressos no mercado de trabalho faz parte dos programas de atendimento desenvolvidos pelo Iases, com o objetivo de garantir a inclusão social e oportunizar acesso à saúde, educação, capacitação, trabalho, esporte, lazer e cultura, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

“A intenção é garantir os direitos de cidadania do socioeducando e contribuir para sua inclusão social e para concretização de um novo projeto de vida do adolescente”, disse a pedagoga intersetorial, Maria Lúcia de Oliveira Machado.

Regional Sul

A gestão da Unidade de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.

No mesmo município também está localizado o Centro de Conivência, coordenado pelo Icisec em parceria com o Iases, que tem como objetivo oferecer às famílias e aos egressos atendimentos técnicos e atividades que estimulem a inclusão social dos jovens. No local, famílias de jovens que cumprem medidas socioeducativas recebem atendimento de diversos profissionais, como assistentes sociais e psicólogos. O espaço também trabalha no sentido de oportunizar ao jovem e sua família o acesso a políticas sociais básicas, como saúde, educação, trabalho e habitação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5453/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard