13/04/2012 11h02 - Atualizado em 01/07/2016 10h48

Egresso do Sistema Socioeducativo inicia projetos de vida construídos dentro de unidade do Iases

Superação e transformação. Essas duas palavras marcam a história de um adolescente que passou recentemente pelo sistema socioeducativo do Espírito Santo. Após cumprir medida no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), o jovem agora mostra seu talento no trabalho e enxerga oportunidades para sua família, concretizando projetos construídos dentro da unidade.

Legalmente fora dos limites da unidade desde março deste ano, L. C. trabalha em uma serralheria de Vila Velha. Com autorização do proprietário da empresa, o jovem utilizou restos de matéria prima da serralheria, seu tempo extra e muita criatividade para construir um carrinho para sua mãe vender churrasquinho na comunidade em que vive.

Além de vender delícias, a novidade é uma fonte de renda e a concretização de um sonho construído dentro da unidade, já que, durante todo seu processo socioeducativo, o jovem demonstrou a preocupação e a necessidade de criar meios para completar a renda da família. Utilizando aprendizados adquiridos em cursos profissionalizantes realizados dentro do CSE, ele desenhou e construiu todo o equipamento.

O diretor intereducativo Ricardo Rocha não tem dúvidas de que o processo socioeducativo fez a diferença na vida de L. C. “Essa iniciativa de ajudar a família foi algo efetivamente construído dentro do projeto de vida dele. Este é um exemplo de transformação e mudança de vida que vale a pena ser compartilhado, especialmente para aqueles que desacreditam no potencial desses adolescentes”, explicou.

Para o jovem, resignificar as experiências negativas fizeram a diferença para a construção de uma vida nova fora da unidade. “A vida de um adolescente em conflito com a lei, quase sempre é uma vida de experiências indesejáveis e repudiadas pela sociedade. Quando essas experiências são resignificadas, o adolescente tem a possibilidade de reconstruir sua mudança de forma bem real e concreta, onde a criatividade e determinação dão à tônica dessa transformação”, contou L. C.

CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada.

O programa de atendimento tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br

Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592

Texto: Gabriela Zorzal
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard