28/06/2012 08h48 - Atualizado em 01/07/2016 10h59

Educação e violência juvenil são temas de palestra no Norte do Estado

Com o objetivo de fomentar mais discussões sobre os conflitos sociais na juventude, a Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo promoveu uma palestra com o tema “Pedagogia para o conflito: Educar no conflito e para o conflito humano e social”. O encontro, que foi realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Linhares, promoveu a integração, o conhecimento, além de momentos de reflexão entre estudantes e profissionais da rede de atendimento a criança e ao adolescente.

Na plateia, estavam estudantes universitários, socioeducadores que atuam nas unidades do Iases em Linhares, alunos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, do Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Welber Melhorim, e profissionais da rede de educação, serviço social, pedagogia e da comunidade local.

A abertura do evento foi realizada por um socioeducando que deu seu depoimento de vida por meio da declamação de um poema, no qual onde relatou suas histórias e seus projetos futuros, que estão sendo planejados durante o cumprimento da medida socioeducativa.

A palestra principal foi ministrada pelo socioeducador Gerardo Mondragón, diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização parceira do Iases no atendimento socioeducativo nas Regionais Norte. A intenção foi promover a reflexão acerca da educação como forma preventiva para os conflitos sociais na juventude e no ambiente familiar e ainda conscientizar sobre a importância da educação na formação do ser humano.

Para o socioeducador, Victor Scaramussa, que atua na equipe de Inclusão Social das Regionais Norte, o assunto da palestra é um tema recorrente e de grande importância para o contexto dos adolescentes em conflito com a lei. “O tema abordado é um grande desafio para a sociedade brasileira, pois a violência tem estado presente em nossa juventude, e, qualquer espaço social, cultural, escolar, meio familiar. E cada a todo cidadão, trabalhar esses pontos de tensão junto à escola, a família e a comunidade para que esse adolescente não chegue a cometer um ato infracional”, disse.

O evento integra a semana de comemoração de um ano de regionalização do atendimento socioeducativo na Regional Norte. A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Acadis, por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard