As Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) estão realizando, nesta semana, atividades especiais em comemoração ao Dia Internacional da Água, celebrado nesta terça-feira (22). A programação acontece até o dia 30 com a realização de palestras, apresentação de peça teatral, debates e exposições.
Na Unidade Feminina de Internação (UFI) a programação especial conta com a realização de palestras e debates sobre a importância da preservação do meio ambiente e da água; oficinas de poemas visuais e ainda uma apresentação teatral com o tema “Água é vida”, que conta a história do ciclo de vida da água no planeta, e aborda temas sobre a globalização, sustentabilidade e a importância de economizar a água. O teatro será encenado pelas adolescentes nesta quinta-feira (24).
Já no dia 30 de março, as adolescentes vão receber o profissional do setor pedagógico da Cesan, Wagner Veras, para uma palestra sobre “Água e o Planeta”. Ele falará sobre o processo de tratamento de água, a preservação do meio ambiente, além de explicar sobre as bacias hidrográficas do País.
De acordo com a subgerente pedagógica da UFI, Mirtes Basílio, as meninas estão gostando muito de trabalhar o tema. “As adolescentes estão participando ativamente dos grupos de estudos e debates sobre a importância da água para o planeta Terra. Os trabalhos da oficina de poemas visuais estão cheios de criatividade”, disse.
Na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica-Sede, os adolescentes também participarão de debates e grupos de trabalho com o tema: a água e o planeta, que prosseguem até sexta-feira (25).
No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, o tema também está sendo trabalhado de forma interdisciplinar na escolarização e nas oficinas pedagógicas. Durante a oficina de artesanato os adolescentes estão produzindo pinturas sobre o curso dos rios e lagos e também estudando sobre a importância da água para o planeta.
De acordo com a profissional da Inclusão Social do CSE, Fabiane Emerich, as atividades temáticas visam a promover a interação dos socioeducandos, além de gerar o conhecimento sobre os problemas sociais e ambientais enfrentados atualmente pela sociedade. “Os meninos estão conhecendo conceitos não só sobre a água, mas também sobre a importância do processo de tratamento da água que chega à casa de cada pessoa”, disse Fabiane.
Informações à Imprensa:Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida