15/08/2011 14h40 - Atualizado em 01/07/2016 10h15

Demolição marca desativação total da antiga Unis

Máquinas e tratores já estão trabalhando na demolição dos dois últimos módulos A e B da antiga Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede.

O início da demolição, realizado na tarde desta segunda-feira (15), reuniu a diretoria do Iases, servidores e representantes de secretarias, instituições da sociedade civil e parceiros que já atuaram no local ou que de alguma forma estiveram envolvidos na rede de atendimento socioeducativo da Unidade, e marcou o inicio da desativação total dos antigos espaços que em aproximadamente 20 dias, não existirão mais. O ato de demolição foi acompanhado também pelos 39 socioeducandos da Unis, que estão alojados nos três novos módulos (Despertar I, II e III), com capacidade para atender até 60 adolescentes.

Dentre os presentes estavam: a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; o diretor técnico Roberto Beling; o diretor administrativo e financeiro, Jorge Teixeira e Silva Neto; o assessor da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Antônio Haddad Tápias; o subsecreário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Perly Cipriano; o representante do Ministério Público Estadual, Diego Castilho; o defensor público, Severino Ramos; o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Gilmar Ferreira; e o Padre Xavier da Pastoral do Menor, representando a sociedade civil.



Para a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, o ato de demolição simboliza a reestruturação do sistema socioeducativo estadual. A ação de desativação e demolição é resultado da descentralização e da regionalização do sistema socioeducativo no Estado do Espírito Santo, que atualmente conta com 11 unidades de atendimento a adolescentes em conflito com a lei, localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória, Região Norte (Linhares) e Sul (Cachoeiro de Itapemirim).

“Este é um momento cheio de simbolismos que representa a virada de uma página. Simboliza que estamos enterrando um passado, mas ao mesmo tempo mostra que estamos desafiados a construir e consolidar o novo. A demolição representa o inicio de uma nova caminhada no atendimento aos adolescentes nas novas Unidades e do sistema de atendimento ao adolescente em conflito com a lei estadual”, disse Silvana Gallina.



O representante da Sejus, Antônio Haddad Tápias, que anteriormente atuou por anos na diretoria técnica do Iases, se emocionou durante o ato de demolição. “Este é um momento de muita emoção, pois demonstra o trabalho do Governo, integrado com cada sevidor, familiar, adolescentes que já passaram por aqui”, disse.

O defensor público Severino Ramos disse que a demolição deve ser recebida com bastante reflexão. “Além da estrutura, toda a equipe e os que trabalham no atendimento socioeducativo também devem demolir o passado dos corações, pois hoje marcamos um novo momento”, disse.

Para o promotor de Justiça Diego Castilho, a demolição dos antigos espaços da Unis marca a evolução do sistema.

O Padre Xavier da Pastoral do Menor e representante da sociedade civil leu uma carta que destacou. “Obrigado ao Governo do Estado se, ao dar visibilidade a este gesto, está sinalizando publicamente seu compromisso de garantir um sistema socioeducativo pautado na defesa da vida e da dignidade humana”, disse.

Os prédios, localizados na Rodovia José Sette, em Cariacica-Sede, foram construídos na década de 1960. Até 2009, a Unis era a única unidade de internação para adolescentes em conflito com a lei do Espírito Santo. Nesta data, foi iniciado o processo de reordenamento e readequação, em que alguns espaços foram desativados fisicamente e outros construídos.

Neste período foram demolidas estruturas antigas (alas C, D e E) e construídos três novos módulos de alojamento para os socioeducandos (Despertares I, II e III), além de um Espaço Pedagógico, salas de atendimento técnico e o prédio administrativo. Os módulos A e B foram desativados em março de 2011, quando o Iases iniciou também o processo de descentralização e regionalização do atendimento socioeducativo estadual.

Na semana passada, antes do início da demolição, o governador Renato Casagrande visitou os antigos módulos A e B e destacou que a demolição dos prédios só foi possível devido a um conjunto de investimentos que vem sendo feitos nos últimos anos e que nestes sete primeiros meses também tiveram a total atenção da administração Estadual.

“Temos um compromisso com preservação e manutenção dos direitos humanos e, principalmente, com o resgate dos nossos jovens, em estruturas adequadas, com condições dignas para receber os internos. Queremos que o sistema sócio-educativo possa proporcionar de fato uma possibilidade de recuperação para as pessoas” afirmou o governador.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 - 2025 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.