Os adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) desenvolveram durante esta semana atividades relacionadas ao dia da Independência do Brasil, comemorada no dia 07 de setembro, marcando a Semana da Pátria nas unidades socioeducativas.
Na Unidade de Internação provisória (Unip II), os socioeducandos realizaram durante a semana o projeto “Semana da Pátria”. Com a atividade em andamento, os jovens confeccionaram cartazes e murais demonstrando a importância de se entender a história do país, trabalham o significado do Hino Nacional, e ainda debatendo questões relacionadas à independência do Brasil, em momentos de reflexão e diálogo entre os adolescentes.
A iniciativa dos professores visou o enriquecimento das aulas com o objetivo de refletir sobre os conceitos de pátria e nação presentes na formação da identidade nacional brasileira, bem como os desafios hoje enfrentados no país.
Durante as aulas de português, por exemplo, foi abordado o tema: os direitos e os deveres dos cidadãos brasileiros. Nas aulas de história foram trabalhados os fatos históricos da independência do Brasil. Os alunos das series iniciais estudaram sobre o analfabetismo no Brasil.
O professor de geografia estimulou a imaginação dos alunos com a independência do Brasil retratada através de história em quadrinhos. Já o conteúdo de matemática e de ciências abordaram interdisciplinarmente os desafios da saúde pública no Brasil.
As atividades foram idealizadas pelos professores do Iases em parceria com a pedagoga da Secretaria de Educação (Sedu).
Na Unidade de Internação Provisória da Regional Norte (Unip Norte) foram realizadas uma série de atividades que reforçaram nos socioeducandos o sentimento de cidadania e patriotismo pelo País. Os adolescentes aprenderam um pouco mais a respeito das letras e do significado do hino nacional brasileiro e ainda confeccionaram bandeiras e cartazes contando a história da Independência do Brasil.
B.M.A, de 17 anos, contou que gostou de aprender um pouco mais a respeito da história País. “Gostei muito das atividades, aprendi muitas coisas importantes. A minha bandeira do Brasil ficou muito bonita”, disse.
De acordo com a pedagoga da Sedu, Marlizete Bastos “atividades como essa proporcionam momentos de aprendizagem, que enriquecem a formação dos adolescentes, o tornando um cidadão mais crítico e capaz de repensar suas ações”.
Já na Unidade de Internação da Regional Norte (Unis Norte) a data foi lembrada com cartazes, peças de teatro relacionadas ao tema e, ainda, uma apresentação musical com uma banda marcial local. O evento foi realizado pela equipe pedagógica da Unidade, e contou com a participação de funcionários, socioeducandos e seus familiares.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Éricka Almeida
Tel: (27)3636.5484/ 9932.7739
imprensa@iases.es.gov.br