20/01/2010 09h14 - Atualizado em 30/06/2016 16h31

Centro Socioeducativo promove semana de capacitação continuada para socioeducadores

Socioeducadores do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) iniciaram nesta semana uma capacitação continuada denominada ‘Jogos Cooperativos: A educação pelo jogo, construindo um mundo melhor’.

A atividade é ministrada por Guilherme Astolfi, professor de Educação Física, advogado e gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA de São Paulo, que aplica nas unidades o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), programa de atendimento socioeducativo diferenciado que no Espírito Santo, é utilizado no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Iases, localizado no bairro Tucum, em Cariacica.

Os profissionais foram divididos em duas turmas. A capacitação prossegue até sexta-feira (22). De acordo com o professor Guilherme, o projeto ‘Jogos Cooperativos’ nasceu da necessidade de sensibilizar os adolescentes e funcionários sobre a importância do movimento corporal no processo educacional.

Guilherme destaca ainda que ‘Jogo Cooperativo’ é um conteúdo significativo no processo educativo e na construção do ser humano, pois aborda valores de solidariedade, integração, respeito, colaboração, realização e bem-estar dos participantes, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e o ambiente de convívio.

“Atualmente, nossa sociedade transformou-se numa sequência sem fim de competições. Portanto, há a necessidade de mostrarmos o outro lado, que podemos jogar com o outro e não contra o outro, na busca de outros caminhos que venham a enriquecer a dinâmica das relações, culminando em uma prática mais eficaz, participativa, criativa e solidária”, observou o professor.

Ele acrescentou que os ‘Jogos Cooperativos’ devem estar contextualizados com atividades de cultura corporal do movimento, onde se aplica, por exemplo, esportes em geral, danças, ginástica e brincadeiras.

“A esperança, a confiança e a comunicação são as principais características dos Jogos Cooperativos, que buscam a integração de todos, a alegria e a valorização do indivíduo na construção do processo de participação. Esses jogos buscam incluir e não excluir os participantes. Em todos os jogos cooperativos, os esforços auxiliam para a vitória coletiva, na criação de uma consciência humanitária”, destacou Guilherme.

Para a profissional de Inclusão Social da Acadis, Tatiane Melo, a capacitação está proporcionando uma sensação inovadora para os socioeducadores. “O grupo se sente vitorioso e fica satisfeito. É um jogo que destaca o solidário e não o solitário”, disse.

De acordo com o diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón, a instituição educativa que trabalha com adolescentes em conflito com a lei deve priorizar o crescimento de seus socioeducadores, evitando desta forma a paralisação institucional.

Este trabalho já está sendo executado no CSE, pela Coordenadora Terapêutica e Especialista em Pedagogia Reeducativa, Jaqueline Meneses, que desenvolve práticas terapêuticas e pedagógicas com os adolescentes, abordando temas para a solução de conflitos, liderança, trabalho em equipe e expressões das emoções a partir das lembranças de infância.

“Dentro do MPC, a capacitação continuada é fundamental para o desenvolvimento do projeto e para os resultados dos processos. Por isto que, durante o período de férias escolares, os socioeducadores se preparam em duas vertentes: o trabalho pessoal que visa ao autoconhecimento e à capacitação continuada com a prática dos jogos cooperativos”, disse Gerardo Mondragón.

Parceria

A gestão do Centro Socioeducativo do Iases é realizada por meio de um contrato de gestão, firmado com a Acadis. O atendimento aos adolescentes do CSE é realizado com base no MPC, que tem como missão socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e sua comunidade por meio de intervenções sistêmicas, pedagógicas e socioterapêuticas, conforme prevê as legislações nacionais e internacionais de defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard