O feriado de Corpus Christi foi marcado por diversas atividades nas Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Adolescentes prepararam as unidades com os tapetes artesanais de Corpus Christi, participaram de celebrações religiosas e no final de semana, os familiares também foram recebidos em encontros e assembleias especiais.
Na Unidade de Internação Metropolitana, em Vila Velha, por exemplo, a integração entre adolescentes e socioeducadores marcou as comemorações temáticas de Corpus Christi. Os adolescentes enfeitaram a unidade com os tradicionais tapetes artesanais e participaram de um culto de Ação de Graças ministrado por socioeducadores. As atividades foram coordenadas pelo socioeducador Roselito Muniz de Almeida e Dilcilene Moraes do Nascimento.
No tapete foram utilizadas tintas coloridas, areia, tampinhas de garrafas plásticas, serragem, conchinhas, pó de café e garrafas pet. Os desenhos escolhidos pelos adolescentes na decoração dos tapetes foram: a cruz, que significa a morte e a ressurreição de Cristo; a pomba, que simboliza a paz; o cálice, que representa o sangue; e a hóstia, que representa o corpo de Cristo e outros símbolos eucarísticos.
Já na Unidade de Internação Regional Norte do Iases, localizada em Linhares, o ponto alto das comemorações do feriado foi uma celebração e procissão de Corpus Christi. A missa foi celebrada pelo Bispo Dom Ernani Pinto dos Reis e pelo Diácono José Carlos Kammer, da Igreja Católica Apostólica Brasileira de Vitória.
Na Unidade de Internação Provisória Norte do Iases, também em Linhares, os familiares participaram neste domingo (10) de uma assembleia especial e cheia de simbolismos que promoveram momentos de reflexão e resgate dos valores e união da família.
Os adolescentes receberam dos familiares um bonsai - na cultura japonesa, “árvore em bandeja” -, que representará a presença dos parentes. Os socioeducandos terão de cuidar da planta enquanto estiverem cumprindo a medida socioeducativa de internação no local.
Já os familiares, receberam medalhas das mãos dos adolescentes, simbolizando o comprometimento e o acompanhamento da família no processo socioeducativo. A ação sociofamiliar integra o programa pedagógico das Unidades, baseado no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado pelos profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases.
"Resgatar os valores e promover o fortalecimento dos laços familiares é compromisso de toda a comunidade socioeducativa que acredita e trabalha pela ressocialização destes jovens" disse a subgerente socioeducativa do Iases, Marlusa Pandolfi.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br