Três socioeducandos da Unidade de Internação Regional Sul participaram, nesta quarta-feira (10), da Celebração Ecumênica dos 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990), realizada na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim. O convite aos adolescentes partiu da Irmã Maria Rita Zampiroli, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comsemca.
A missa contou com a presença de representantes de várias entidades ligadas à defesa dos direitos dos menores de idade e cada organização foi responsável por apresentar duas tarefas em alusão à data. A Pastoral da Criança abordou o tema “Direito à Vida”; o Grupo Unido falou sobre o “Direito à Saúde”; Frei João se apresentou falando do “Direito ao Respeito e a Dignidade”.
Já o Projeto Molecada explorou a temática do “Direito à Educação e à Cultura”; o Recanto da Criança falou do “Direito à Convivência Familiar e Comunitária”; o Orfanato Aprisco Rei Davi sobre o “Direito à Liberdade; e a Casa Verde apresentou-se com o tema “Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho”.
Os socioeducandos do Iases, por sua vez, falaram sobre o “Direito de estarem salvos de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
As entidades, de forma criativa, mostraram o que o Ecriad possibilitou aos jovens de Cachoeiro, bem como o que ainda pode ser implementado no município. As apresentações ganharam destaque no momento do Perdão e do Glória, onde todos compartilharam suas angustias e vitórias.
Outro momento de destaque aconteceu após o Evangelho (Mateus capítulo 13, versículo de 1 a 9). Um padre e um pastor conduziam a celebração. Os socioeducandos também foram chamados para representarem a parábola do Semeador, ocasião em que encenaram e deram testemunho de vida.
Os jovens D., F., e G. ressaltaram a importância da ida à Igreja pois tiveram a oportunidade de sair do ambiente de internação para aprender e conhecer melhor os direitos da criança e adolescente, como forma de dar mais valor à vida.
Segundo a equipe técnica que acompanhou os socioeducandos e a coordenadora de Inclusão, Maria Lucia de Oliveira Machado, que coordenou a apresentação dos meninos, “a ação teve como objetivo promover o conhecimento acerca dos direitos e deveres das crianças, dos adolescentes e dos jovens baseados nas diretrizes do Ecriad, ressaltando a extrema importância, a participação e a vivência de cada entidade presente no meio sócio comunitário”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br
max.torezani@gmail.com