23/05/2012 09h49 - Atualizado em 01/07/2016 10h57

Capacitação do projeto ‘Xadrez que Liberta’ é encerrada com palestra de desembargador e enxadrista

A terceira capacitação para multiplicadores do projeto ‘Xadrez que Liberta’ foi encerrada nesta terça-feira (22) com uma palestra do desembargador, e tricampeão estadual de xadrez, Namyr Carlos Souza Filho. O convidado tratou do tema ‘As ferramentas utilizadas para a ressocialização do detento e a sua eficácia’. O projeto será adotado em presídios femininos no mundo por meio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante sua palestra, o desembargador falou aos 65 servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e ao egresso do sistema penitenciário Gabriel Bravo, que participaram da capacitação e serão multiplicadores da prática do xadrez nas unidades em que atuam.

O desembargador falou sobre a evolução da pena e se disse surpreso com o nível de penetração da prática do xadrez no sistema prisional. “O Governo do Espírito Santo vem a algum tempo associando suas ações de ressocialização com o trabalho e a educação, e acredito que só assim poderemos alcançar uma mudança de paradigmas em nosso País. A prática do xadrez pode ser muito útil neste processo, já que une arte, ciência e esporte. No xadrez a pessoa aprende a vencer e, também, a saber perder. O jogador entende que a derrota acontece em decorrência de um erro próprio. O esporte promove a criatividade, o planejamento, a reflexão. Sinto os reflexos da prática do xadrez em minha vida cotidiana. Ensinar xadrez é ensinar valores éticos, morais e potencializar habilidades”, disse o desembargador.

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, destacou a importância do envolvimento dos servidores com as atividades de ressocialização. “Com mais esta ferramenta vocês vão poder ser multiplicadorese facilitadores na criação de oportunidades para quem está hoje preso, ajudando que eles voltem ao convívio social de maneira mais saudável”, disse.

Também participaram do evento o subsecretário de Estado para Assuntos do Sistema Penal, Sérgio Alves Pereira; a deputada estadual, Luzia Toledo; o subsecretário de Estado de Esportes, Anderson Falcão; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Charles Moura Neto; o presidente da Federação Espírito-Santense de Xadrez, Jonair Pontes; entre outros.

Xadrez que Liberta

Pioneiro no Brasil, o projeto Xadrez que Liberta beneficia, atualmente, aproximadamente três mil internos do sistema penitenciário do Espírito Santo. O projeto foi implantado em 2008 pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá.

Mais do que entreter os internos, o objetivo do projeto é traçar paralelos entre o jogo e a vida. “Incentivamos a reflexão e mostramos que, como no jogo, na vida também precisamos respeitar regras, respeitar o momento de decisão do outro e ainda nos colocarmos na situação do outro. Buscamos com esta analogia desenvolver valores nos internos”, explica a diretora de Ressocialização do Sistema Penal, Quésia da Cunha Oliveira.

O Xadrez que Liberta é finalista do prêmio Spirit of Sports, outorgado pelo Sportaccord, órgão maior do esporte mundial, e que tem como seus filiados a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Além disso, o projeto será adotado em presídios femininos no mundo como política, por meio da ex-presidente do Chile e atual Diretora Executiva para Políticas para as Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet. Para tratar do tema, será realizada uma reunião na sede da ONU, em Nova Iorque, no próximo mês de junho.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rhuana Ribeiro
(27) 9933-8195 - (27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rhuana.ribeiro@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard