A segunda etapa da campanha de vacinação contra o tétano, difteria, hepatite, sarampo, rubéola e caxumba no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), acontece nesta quarta-feira (07).
Os 130 adolescentes e funcionários que participaram da primeira etapa da campanha em 29 de julho, receberão a segunda dose das vacinas. Também será oferecida a vacina contra a gripe, que é aplicada em dose única.
De acordo com o enfermeiro do CSE, Fábio Mattos, a campanha de vacinação ainda terá uma terceira etapa, prevista para acontecer em dois meses, onde os adolescentes e funcionários receberão a terceira e última dose das vacinas antitetânica e de hepatite B.
A campanha de vacinação está sendo promovida pela equipe de saúde do CSE em parceria com o Núcleo de Ação Social, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cariacica.
Palestras
Na semana passada, o CSE promoveu outra ação de saúde envolvendo os adolescentes e a equipe de funcionários. O enfermeiro Fábio Mattos ministrou palestras educativas sobre o combate ao fumo e sobre a gripe H1N1.
Na palestra sobre o fumo, o profissional de saúde destacou os problemas de saúde e doenças que podem ser evitados quando não existe o vício do cigarro que contém mais de 4.700 substâncias tóxicas em cada unidade. O enfermeiro também conscientizou os adolescentes sobre a nova lei que proíbe o cigarro em ambientes fechados.
Já a na palestra sobre a gripe H1N1, o enfermeiro esclareceu os diferentes sintomas existentes entre um resfriado e a nova gripe e orientou sobre os bons hábitos de higiene, como por exemplo, lavar as mãos, como uma das formas de prevenção contra o vírus.
Parceria
A gestão do Centro Socioeducativo é realizada pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por intermédio de um contrato firmado com o Iases.
O atendimento socioeducativo aos adolescentes é realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que tem como objetivo socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e sua comunidade por meio de intervenções sistêmicas, pedagógicas e socioterapêuticas, conforme prevê as legislações nacionais e internacionais de defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comuncacaoiases@yahoo.com.br